Como tratar a madeira de cedro com óleo ou resina

••• Tay Jnr/Digital Vision/Getty Images

O cedro vermelho americano, conhecido cientificamente como Thuja plicata, é uma árvore conífera perene que possui fragrância. Sua madeira acastanhada é comumente usada como material de construção. Devido à bela cor acastanhada do cedro, muitos proprietários de casas optam por deixar de usar tintas foscas, preferindo tons mais claros e resinas semitransparentes para mostrar a beleza natural da madeira. Escolha óleos que penetrem ou revestimentos à base de óleos semitransparentes para um tratamento profundo da madeira. Escolha uma resina látex semitransparente para um revestimento superficial, como um filme.

Passo 1

Escolha um óleo ou uma resina que seja à prova d'água, com filtro ultra-violeta e aditivos fungicidas. Compre um óleo penetrante, resina e revestimento látex de boa qualidade para tratar a madeira de cedro.

Passo 2

Lixe a peça de cedro para um acabamento mais suave usando uma lixadeira elétrica ou manual. Use uma máscara para evitar aspiração de pó de serragem.

Passo 3

Proteja as superfícies ao redor de derrames acidentais de resina ou revestimentos usando pedaços de tecidos de algodão ou plástico.

Passo 4

Aplique óleo ou resina em sua madeira de cedro fazendo movimentos amplos, com pinceladas homogêneas. Para melhores resultados, use um pincel de alta qualidade, com 7,5 cm ou 10 cm, no tratamento da madeira. Aplique duas demãos de óleo ou resina. Permita que a madeira seque completamente entre as demãos para obter melhores resultados.

Passo 5

Repita a aplicação de óleos penetrantes na madeira a cada dois anos. Renove a aplicação na madeira tratada com resina látex ou à base de óleo a cada três a seis anos.

Mais recentes

×