Como tratar uma torção de tornozelo em cavalo
Thinkstock/Stockbyte/Getty Images
Um cavalo apresenta um entorse no tornozelo quando os ligamentos que sustentam a articulação do machinho ficam muito prolongados. O cavalo é tido como "manco" e muitas vezes é sacrificado se o entorse for muito ruim. Para curar o entorse é necessário oferecer fisioterapia e uma série de exercícios com movimentos enquanto ele recebe outros tratamentos.
Step 1
Ligue para o veterinário para que ele examine o cavalo. Quanto mais ele for examinado, mais cedo será possível tratar a dor e fazer com que o cavalo se recupere. O veterinário pode diagnosticar o cavalo e descobrir se a lesão é em apenas um tornozelo torcido ou se a claudicação é resultado de outra doença, como um abscesso.
Step 2
Aplique gelo sobre o entorse de 20 em 20 minutos durante as primeiras 48 horas para reduzir o inchaço e amenizar a dor. Uma alternativa é deixar água fria correr sobre as patas do cavalo ou fazer imersão das patas do cavalo em água fria. O frio irá minimizar hematomas e pode controlar espasmos musculares
Step 3
Use bolsas quentes depois que as compressas frias tiverem reduzido todo o inchaço. Não as aplique até que o cavalo tenha começado a cicatrizar. O veterinário pode dizer exatamente quando se deve fazer, mas provavelmente não será por muitos dias. O calor úmido pode ajudar a aliviar a dor e aumentar o fluxo de sangue no local da lesão. Aplique as bolsas quentes de 20 em 20 minutos assim que o cavalo iniciar a reabilitação.
Step 4
Faça massagens suaves sobre a lesão para aumentar a circulação e reduzir cicatrizes. Tenha cuidado ao massagear a lesão — faça movimentos longos sobre os tornozelo e patas. A massagem deve ser combinada com exercícios leves para que o animal possa executar diferentes movimentos mais cedo.
Step 5
Substitua as ferraduras normais do cavalo por botas terapêuticas. Essas botas especiais ajudam a absorver o impacto no chão enquanto o cavalo estiver em processo de cura.
Step 6
Dê ao cavalo muito tempo para descansar e se recuperar. Se tentar trabalhar com o animal muito cedo, ele pode ferir novamente a pata, tornando a reabilitação mais difícil.
Sobre o Autor
Based in Atlanta, Melody Dawn has been writing business articles and blogs since 2004. Her work has appeared in the "Gainesville Times," "Player's Press" and "USA Today." She is also skilled in writing product descriptions and marketing materials. Dawn holds a Master of Business from Brenau University.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Stockbyte/Getty Images