×
Loading ...

Como tratar uma torção de tornozelo em cavalo

Um cavalo apresenta um entorse no tornozelo quando os ligamentos que sustentam a articulação do machinho ficam muito prolongados. O cavalo é tido como "manco" e muitas vezes é sacrificado se o entorse for muito ruim. Para curar o entorse é necessário oferecer fisioterapia e uma série de exercícios com movimentos enquanto ele recebe outros tratamentos.

Instruções

O cavalo deve passar por sessões de fisioterapia enquanto recebe outros tratamentos (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Ligue para o veterinário para que ele examine o cavalo. Quanto mais ele for examinado, mais cedo será possível tratar a dor e fazer com que o cavalo se recupere. O veterinário pode diagnosticar o cavalo e descobrir se a lesão é em apenas um tornozelo torcido ou se a claudicação é resultado de outra doença, como um abscesso.

    Loading...
  2. Aplique gelo sobre o entorse de 20 em 20 minutos durante as primeiras 48 horas para reduzir o inchaço e amenizar a dor. Uma alternativa é deixar água fria correr sobre as patas do cavalo ou fazer imersão das patas do cavalo em água fria. O frio irá minimizar hematomas e pode controlar espasmos musculares

  3. Use bolsas quentes depois que as compressas frias tiverem reduzido todo o inchaço. Não as aplique até que o cavalo tenha começado a cicatrizar. O veterinário pode dizer exatamente quando se deve fazer, mas provavelmente não será por muitos dias. O calor úmido pode ajudar a aliviar a dor e aumentar o fluxo de sangue no local da lesão. Aplique as bolsas quentes de 20 em 20 minutos assim que o cavalo iniciar a reabilitação.

  4. Faça massagens suaves sobre a lesão para aumentar a circulação e reduzir cicatrizes. Tenha cuidado ao massagear a lesão — faça movimentos longos sobre os tornozelo e patas. A massagem deve ser combinada com exercícios leves para que o animal possa executar diferentes movimentos mais cedo.

  5. Substitua as ferraduras normais do cavalo por botas terapêuticas. Essas botas especiais ajudam a absorver o impacto no chão enquanto o cavalo estiver em processo de cura.

  6. Dê ao cavalo muito tempo para descansar e se recuperar. Se tentar trabalhar com o animal muito cedo, ele pode ferir novamente a pata, tornando a reabilitação mais difícil.

Loading...

O que você precisa

  • Bolsas de gelo
  • Bolsas quentes
  • Anti-inflamatórios
  • Botas terapêuticas

Referências

Loading ...
Loading ...