Ukulele caseiro

tuning the ukulele image by Shirley Hirst from Fotolia.com
Fazer qualquer instrumento musical que funcione pode ser difícil, e para tal é necessária uma boa quantidade de ferramentas e realmente saber como usá-las. No entanto, um ukulele pode ser um bom projeto inicial para novatos, pois precisa de menos tempo e materiais do que instrumentos maiores como o violão.
Step 1
Escolha o tipo de madeira que irá utilizar. Há vários deles que geralmente são utilizados na fabricação de instrumentos acústicos de corda, como por exemplo o abesto, o mogno, o jacarandá, o bordo e o ébano. Se for necessário utilizar madeiras de vários tipos, elas devem ser duráveis o suficiente e resistir ao desgaste causado pelo uso. Via de regra, quanto mais dura for a madeira, melhor, e se a dureza for igual, é preferível uma madeira com granulometria reta a uma com granulometria muito variada.
Step 2
Dê forma ao corpo. Com uma serra de arco, corte as formas principais e faça ajustes mais finos raspando o cinzel. Se tiver uma tupia ao alcance, use-a, pois ela ajuda na obtenção de um formato simétrico e harmonioso, com partes frontal e traseira idênticas. Lixe-as até que fiquem com cerca de 2 mm de espessura, removendo todos os cortes e arranhões.
Use uma serra circular para fazer um buraco acústico no centro do corpo e reforce o orifício. Para tal, faça uma "hélice" com quatro varetas de madeira, que deverá sair do buraco do som e se alargar até o fim da cabeça. Coloque também varetas de madeira perpendicularmente ao comprimento do ukulele, em ambos os lados. Para juntar as partes de cima e de baixo, serão necessárias duas peças para as laterais. Depois de serrar essas peças (que devem ter aproximadamente 90 cm de comprimento, 6,3 cm de largura nas pontas e 7,5 cm no meio), deixe-as de molho, em água por uma hora e use um curvador francês para que elas tenham o mesmo formato do molde.
Step 3
Dê forma ao braço, definindo o tamanho que o instrumento irá ter. Corte um bloco de madeira com a espessura correta e que seja 6,2 cm maior que o tamanho final desejado para o braço. As medidas padrão utilizadas no braço são 23,75 cm de comprimento (excluindo o teclado), 4,15 cm de largura perto da cabeça, diminuindo para 1,75 cm perto do corpo e com 1,6 cm de espessura. Corte os 6,2 cm extra e cole-o à base do braço. Essa parte irá juntar o braço ao corpo.
Depois da cola secar por completo, use uma serra em arco para afinar o braço, dando-lhe o formato e o tamanho desejados. Recorte então a ponta do braço (onde ficarão as teclas). Lixe essa parte, fazendo-a se estreitar progressivamente, até ficar 5 mm mais finas na base.
Step 4
Junte o corpo e o pescoço, prendendo-os com grampos e perfurando três orifícios (em padrão triangular) que atravessam o braço e o corpo. Ponha cola em cada orifício e coloque os parafusos para prender as duas partes. Lixe o corpo até que todo ele fique liso.
Step 5
Faça a base dos trastes e termine o instrumento. Prenda a plano dos trastes, com fita adesiva, em uma madeira e corte trastes perpendiculares ao braço. Faça uma base com a mesma forma do braço, lixe até ficar bem liso e coloque os fios dos trastes. Cole então essa base no braço e prenda com um grampo. Faça a ponte com a pestana e prenda-a, seguindo o projeto. Use esse projeto para determinar onde ficarão os buracos das teclas, perfurando com uma furadeira potente. Faça um acabamento com a lixa, aplique um spray selante e instale as cordas e as teclas. O ukulele agora estará pronto e poderá ser tocado.
Referências
Advertência
- Use óculos de proteção ao manusear ferramentas potentes.
Sobre o Autor
Ray Byrnes began writing for publication in 2004. His work has been featured in "Buzz Magazine," online at the217 and in several literary journals. He specializes in writing fiction, poetry and journalism. He received his Bachelor of Arts in rhetoric from the University of Illinois.
Créditos Fotográficos
tuning the ukulele image by Shirley Hirst from Fotolia.com