Como fazer um uniforme de estudante japonesa

Estudantes japoneses em seus uniformes escolares

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Muitas escolas no Japão exigem que seus alunos usem uniformes, que frequentemente se assemelham a uma roupa de marinheiro. Embora esses uniformes, também chamados de fuku marinheiro, possam ser comprados, eles são caros e devem ser encomendados do Japão. Fazer o seu próprio fuku marinheiro é uma alternativa menos dispendiosa do que comprar um e não é difícil, desde que você tenha um conhecimento básico de corte e costura. Embora estas instruções sejam para um uniforme com uma saia azul, colarinho azul e laço vermelho, você pode personalizar o fuku com diferentes cores, tecidos e padrões.

Step 1

Uma camisa social branca

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Adquira uma camisa social branca, de abotoar, que seja limpa e sirva bem. Se você estiver fazendo um uniforme de verão, encontre uma com mangas curtas, se você está fazendo um uniforme de inverno, use uma com mangas compridas. Se a camisa for muito grande ou não servir bem, reduza em ambos os lados até ficar boa; use o manequim para ajudar com a montagem.

Step 2

Saias plissadas

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Adquira uma saia plissada azul-marinho; verifique em lojas que vendam uniformes para as escolas locais (por exemplo: lojas de departamentos). Aqui vai uma dica: Se uma saia plissada azul-marinho não estiver disponível em uma loja de roupas local, verifique em brechós, como o Exército da Salvação. Você também pode encomendar saias na internet: procurar por "saia plissada", "saia uniforme" ou "saia tênis" resultará em uma variedade de cores e estilos, muitas das quais são perfeitos para um fuku marinheiro. Uma saia azul-marinho sólido pouco acima do joelho é o estilo mais popular, saias feitas com padrões de xadrez não ficam muito atrás.

Step 3

Habilidades de costura básica são necessárias para fazer o colarinho

Comstock/Comstock/Getty Images

Olhe fotos de referência para encontrar o tipo de colarinho que você deseja. O tipo mais popular para um fuku marinheiro é aquele em forma de um "babador" ao contrário, que repousa nas costas e se conecta na frente. Para fazer esse tipo de gola, encontre um tecido com um peso e cor semelhante à saia. Você vai precisar de pelo menos um metro de tecido colorido, dependendo do tamanho do seu colarinho. Crie um padrão primeiro cortando o formato na musselina. Coloque sobre a camisa no manequim para se certificar de que ele serve.

Step 4

É necessário costurar à mão para finalizar o colarinho

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Depois de dar a forma desejada, coloque-o em um pedaço dobrado de tecido azul, dobrado com o interior virado para fora, e trace esse formato com giz. Adicione 1,5 cm em toda a volta do perímetro para dar espaço para a costura. Use a máquina de costura para coser quase a toda a volta do perímetro do colarinho, deixando uma abertura de 15 cm na traseira. Vire o colarinho do avesso através da abertura e ponha em uma superfície reta. Enfie a borda sem costura para dentro e costure à mão.

Step 5

Fita branca de 0,5 cm de largura funciona bem para golas de marinheiro

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Encontre imagens de referência de outros fuku marinheiro para observar as listras brancas do colarinho. Normalmente essas roupas apresentam uma ou duas listras costuradas ao longo de todo o perímetro exterior do colarinho. Componha esse visual passando uma fita branca fina ao longo da borda e fixando no lugar com alfinetes. Use a máquina de costura para finalizar. Pressione com um ferro. O colarinho está pronto. Costure ou fixe com um alfinete a camisa branca para evitar que fique se deslocando.

Step 6

Enfeite o colarinho com um cachecol, lenço ou gravata colocada abaixo da gola e amarrado na frente, onde as duas pontas do colarinho se encontram. Confira imagens de referência para ver como são usadas em uniformes diferentes: alguns uniformes apresentam laços grandes e coloridos (uniformes do ensino fundamental), e outros são acentuadas com gravatas ou gravatas-borboletas, que são mais modestos e profissionais (uniformes do ginásio e ensino médio). Use a ideia que encontrar, ou tente ter uma original.

×