Como recuperar as molas de seu sofá
car spring image by Ray Carpenter from Fotolia.com
Seu sofá está cedendo? Você afunda quase até o chão quando senta para relaxar? Não se preocupe, pois não está sozinho! Muitas pessoas enfrentam o mesmo problema. Não há necessidade de ligar para o fabricante. Muito provavelmente não é sua culpa. Os sofás de mola aguentam até um certo peso e é recomendado não pular sobre eles, mas se nenhum destes dois motivos explicam porque suas molas desgastaram, então muito provavelmente é questão de tempo de uso. Uma boa comparação com uma mola que perdeu sua elasticidade é a perna de uma pessoa mais velha. Com o tempo, o molejo desaparece dos passos de idosos, eles sentam rapidamente e levam um bom tempo para levantar. A boa noticia é que as molas gastas de um sofá são mais fáceis de consertar do que a perna de uma pessoa enrijecida pelo tempo.
Reparando as molas
Step 1
Remova o tecido do fundo do sofá. Puxe-o com força para remover os grampos que o prendem no lugar. Se precisar, use um alicate.
Step 2
Cheque se as molas estão comprimidas ou esticadas. Elas devem estar esmagadas ou inclinadas para um lado. Compare as molas desgastadas com as molas novas para verificar se realmente precisam de um reparo.
Step 3
Segure a mola com o alicate, puxe e torça aquelas que estiverem mais gastas para recuperar a espiral ao seu tamanho original. Se este procedimento não funcionar, passe passe para o próximo passo.
Step 4
Compre novas molas. Identifique as molas gastas e remova-as cortando as amarras com uma faca. Você vai precisar do alicate para retirar as molas da rede de aramados.
Step 5
Substitua a mola velha por uma nova. Amarre a nova peça no lugar da velha utilizando um cordão forte.
Step 6
Troque o tecido que tirou embaixo do sofá. Use grampeador de tapeceiro para prendê-lo no local.
Referências
Dica
- Se encontrar muitas molas quebradas em seu sofá, pode ser mais melhor comprar um novo assento do que reparar e substituir todas as molas. Entre em contato com um tapeceiro para obter assistência profissional.
Advertência
- Se for trocar a mola, tome cuidado ao usar a faca para cortar as amarras. Nunca aponte um grampeador de tapeceiro na direção de alguém. Não deixe as ferramentas espalhadas no chão quando tiver crianças em volta.
Sobre o Autor
Residing in Morgantown, W.Va., Heather Preston began writing professionally in 2010. Her work has been published on Web sites such as eHow and Travels.com. She holds a Bachelor of Science in design and advertising from West Virginia University and is currently attending Fairmont State University as a graduate student in the Master of Business Administration program.
Créditos Fotográficos
car spring image by Ray Carpenter from Fotolia.com