×
Loading ...

Usos do minério de bauxita

Bauxita é uma rocha de cor branco sujo, composta de uma mistura de óxidos e hidróxidos de alumínio. Em 1821, Pierre Berthier, um químico francês, descobriu esse elemento, mas suas aplicações só foram descobertas muitos anos depois disso. Um de seus importantes usos é na extração de alumínio, cujo principal minério é a bauxita.

A bauxita é a fonte primária para a produção de alumínio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Fontes de bauxita

As principais reservas de bauxita são encontradas na Austrália, que produz mais de 40% do minério do mundo. Outros importantes produtores são Guiné, Jamaica e Brasil. Hoje, os Estados Unidos não são uma fonte significativa de bauxita como já foram no passado.

Loading...

Produção de alumínio

A bauxita é a fonte de mais de 99% do alumínio metálico. Cerca de 85% de sua mineração em todo o mundo destina-se à produção de alumina, que é a base do metal de alumínio. Este não é encontrado como metal na natureza, uma vez que reage com a água e o ar para formar óxidos e hidróxidos, e precisa ser extraído da bauxita. Embora alguns minerais, como o feldspato, contenham alumínio, extraí-lo desses minerais é muito caro.

Importância do alumínio

São encontradas aplicações do alumínio em todas as indústrias domésticas e em várias outras, como a de embalagens e de transporte. É um material leve, que também é forte e resiste à corrosão. Esses características o tornam adequado para vários usos. As latas de bebidas feitas de alumínio são comuns, e o setor de construção também o emprega. Descobriu-se que o elemento não prejudica os organismos vivos. O suprimento mundial de minério de bauxita é suficiente para a produção de alumínio por muito tempo ainda.

Outros usos da bauxita

Cerca de 10% da bauxita em todo o mundo destina-se à produção de alumina para fabricação de produtos químicos e refratários, assim como de abrasivos. A bauxita serve de agente de fluxo na indústria de aço, além de ser usada na fabricação de cimento. A indústria química também a emprega em alguns processos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...