Como saber se as válvulas dos amplificadores estão ruins

Aprenda aqui a diagnosticar problemas nas válvulas dos amplificadores

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

O primeiro passo na solução de qualquer amplificador valvular é determinar se as válvulas de alimentação funcionaram mal. A maioria das válvulas de amplificadores de alta qualidade tem uma vida útil de cerca de dois anos, se forem cuidadas e mantidas adequadamente. A maioria dos guitarristas não sabe diagnosticar corretamente uma válvula ruim e, posteriormente, perde incontáveis ​​dólares na substituição de válvulas que simplesmente não foram instaladas corretamente. Há uma série de sinais indicadores para ajudar a determinar com precisão se as válvulas precisam ser substituídas.

Válvulas de um pré-amplificador

Step 1

Verifique o fusível para ver se ele está queimado. O fusível está normalmente localizado na parte de trás do amplificador ao lado do cabo de alimentação. Desaperte o fusível. Se houver marcas de queimadura em torno dele, então está queimado. Isso significa que sua válvula está morta ou está morrendo, o que força o amplificador a extrair o poder da parede e sobrecarrega o fusível.

Step 2

Veja se a válvula está quebrada. Uma válvula quebrada terá manchas de pó brancas, pretas ou pratas em seu interior. Se uma válvula queimou (isso raramente ocorre), ela será muito semelhante a uma lâmpada queimada, com marcas de queimaduras por todas as suas partes.

Step 3

Ligue seu amplificador e ouça um som abafado ou o que soa como um alto-falante soprado ou flácido. Se depois de cerca de cinco ou dez minutos o som for embora, isso significa que suas válvulas estão ruins. Enquanto todas as suas válvulas não estiverem completamente mortas, o som nunca vai embora.

×