Como diagnosticar um radiador entupido

Radiador entupido

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

O radiador de um carro pode parecer bom pelo lado de fora, mas podem haver grandes problemas por dentro. Quando um radiador entope, o sistema de arrefecimento inteiro fica comprometido e danos mecânicos podem ocorrer no veículo. Saber como diagnosticar um radiador entupido não só economizará muito dinheiro em consertos como também poderá salvar a vida do veículo.

Step 1

Inicie o carro e deixe-o ligado. Assim que ele começar a aquecer, toque as asas do radiador com suas mãos. O radiador inteiro deve esquentar enquanto seu fluido percorre o interior, mas se você sentir locais quentes e frios nas asas, o fluido não está escoando corretamente e isso significa que as áreas mais frias estão entupidas.

Step 2

Deixe o carro esfriar, em seguida, remova a tampa do radiador e ligue o carro novamente. Segure a mangueira do topo do radiador e comprima-a quando ela não estiver sob pressão. Recoloque a tampa, acelere o motor a aproximadamente 3.000 rpm (não precisa ser exato, somente é necessário acelerar um pouco o motor) e, em seguida, comprima a mangueira do radiador novamente. Um radiador entupido enviará todo o fluido diretamente para a mangueira e será difícil comprimi-la.

Step 3

Instale um termostato novo e mangueiras novas. Se mesmo com todos estes funcionando apropriadamente o veículo superaquecer, é sinal de que o radiador está entupido.

Step 4

Retire a tampa do radiador com o veículo frio. Ligue sua lanterna e utilize-a para olhar dentro do radiador. Se o fluido tiver aparência de lama, estiver com cheiro de borracha ou se as asas estiverem corroídas com depósitos ásperos brancos, seu radiador não está funcionando 100% e está entupido.

eHow Brasil
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