×
Loading ...

As vantagens e desvantagens da arquitetura mainframe

Computadores mainframe existem há décadas e grandes empreendimentos dependem deles para processar volumes massivos de transações e suportar milhares de usuários online simultaneamente. Essas máquinas poderosas fornecem confiabilidade, segurança e flexibilidade, mas exigem uma infraestrutura cara. Enquanto muitos têm especulado que os mainframes desapareceriam, o oposto é verdadeiro, com a IBM lançando a sua mais recente oferta de mainframe, a máquina zEnterprise, em 2010. Os mainframes fornecem poder computacional pesado e grande vantagem para as empresas que os utilizam.

Computadores mainframe fornecem poder incomparável, mas há um preço para isso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vantagem — Capacidade de transferência massiva

Grandes companhias de seguros e instituições financeiras processam milhões de transações diariamente, bem como apoiam sua base de usuários online. Mainframes não somente têm processadores extremamente rápidos como também gerenciam dispositivos de memória, entrada/saída e de armazenamento de forma muito eficiente. Essas características se combinam para produzir a taxa de transferência total que as grandes empresas exigem.

Loading...

Vantagem — Confiança Sem Igual

Os computadores mainframe são de confiança para as empresas que os utilizam, proporcionando capacidades de recuperação em caso de falhas para que o tempo de inatividade seja minimizado. Os sistemas operacionais complexos em que os mainframes são executados também são muito mais confiáveis ​​do que os servidores menores, aumentando a capacidade do mainframe para aproximar os números de uptime para 100%.

Vantagem — Segurança

Até o momento, nenhum sistema operacional de mainframe foi hackeado, indicando um nível de segurança que ainda não foi alcançado pelos sistemas operacionais de servidor. Enquanto as aplicações de mainframe podem ser violadas em ocasião, os sistemas operacionais atuais, como VM, MVS e z/OS, permanecem impermeáveis a hackers.

Vantagem — Sistemas operacionais poderosos

Os sistemas operacionais mencionados acima tiram proveito da tecnologia avançada em hardware de mainframe para ajudar a produzir o nível de rendimento que faz mainframes atraentes para grandes empresas. Esses sistemas operacionais são tão poderosos e flexíveis que muitos deles podem executar os sistemas operacionais de classe de servidor, como o Windows, Linux e UNIX.

Desvantagem — Custo de aquisição

O custo inicial de implementação de arquitetura de mainframe é, possivelmente, a maior desvantagem associada com a computação desse tipo. Os computadores mainframe custam milhões de reais, seja comprado ou alugado, e esse é um dos principais motivos para que eles sejam usados ​​principalmente por grandes empresas de investimento e companhias de seguros. No entanto, é importante lembrar que o retorno desse investimento é alto o suficiente para essas empresas gastarem o dinheiro.

Desvantagem — Custo de suporte

Ambientes de computação de mainframe requerem pessoal de apoio qualificado e altamente treinado. O salário médio para um engenheiro técnico de suporte de mainframe pode chegar até o dobro de um engenheiro de sistemas de classe de servidor. Claro que a disparidade pode variar de acordo com as competências e experiência do indivíduo.

Desvantagem — Custo de energia

Apesar dos mainframes terem feito uso da energia de forma mais eficiente, eles ainda consomem muito mais do que máquinas menores. Mesmo as menores mainframes têm mais circuitos embutidos, o que provoca um nível mais alto de consumo de eletricidade. Eles também exigem tipicamente energia mais limpa e estável, que envolve fontes de alimentação ininterruptas que fornecem poder de condicionamento e reservam energia na forma de baterias.

Desvantagem — Custo de resfriamento

Os computadores mainframe geram uma grande quantidade de calor devido à maior quantidade de circuitos e da velocidade em que eles executam. Pelo fato do calor ser um dos principais inimigos dos equipamentos de computação, uma refrigeração extra é necessária. Esse resfriamento vem sob a forma de grandes unidades de ar condicionado e sofisticada engenharia de fluxo de ar. Esses não só aumentam o custo da infraestrutura, como também os custos de energia elétrica.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...