×
Loading ...

Vantagens e desvantagens da distribuição direta

Uma decisão importante relacionada à comercialização de um produto é como distribuí-lo, ou por meio de que canais de varejo torná-lo disponível para os clientes. A escolha de um canal de distribuição pode contribuir para o sucesso, ou o fracasso, de um produto. Os fabricantes podem vender diretamente para seus clientes ou através de intermediários, como atacadistas e varejistas. Vender diretamente para os consumidores, ou a distribuição direta, tem algumas vantagens e desvantagens.

Abrir mão de intermediários ajuda os fabricantes a reduzirem os custos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Métodos de distribuição direta

Vender pela Internet é um método de distribuição direta que se tornou mais comum com a popularidade do comércio eletrônico. Os consumidores podem comprar produtos diretamente de um fabricante por meio do site do mesmo. Alguns fabricantes também possuem suas próprias lojas de varejo para vender diretamente para os consumidores. A venda por correspondência é outra forma de os consumidores comprarem diretamente dos fabricantes. Eles podem olhar o catálogo de um fabricante com uma descrição dos bens e encomendá-los de forma direta.

Loading...

Contato com os consumidores

Uma grande vantagem da distribuição direta é que os fabricantes interagem diretamente com os consumidores. Isso lhes dá a chance de observar as tendências no mercado e as mudanças nas preferências do consumidor. Desse modo, com base nesse feedback, o fabricante pode adaptar suas ofertas de produtos.

Eliminação de intermediários

Ao vender diretamente para os consumidores, um fabricante abre mão de intermediários. Isso oferece certas vantagens, como se livrar do custo de uma camada adicional de distribuição entre o consumidor e o fabricante. Utilizar distribuidores externos adiciona custos de transporte, por exemplo, e cortar tais custos de distribuição ao abrir mão de intermediários geralmente se traduz em um preço melhor para os consumidores. Além disso, descartar intermediários dá ao fabricante um controle melhor sobre as vendas e os preços de um produto.

Falta de experiência

A principal desvantagem da distribuição direta é que os fabricantes geralmente não possuem experiência em varejo. Os fabricantes com um bom produto a oferecer ao mercado podem não ser bons para comercializá-lo. Ao utilizar outros canais para distribuir seu produto, eles podem aproveitar a experiência de varejistas e atacadistas dedicados. Além disso, o tempo que um fabricante gasta com atividades de varejo pode ser melhor gasto em atividades relacionadas à produção.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...