Como melhorar o motor 1.8 do meu Toyota Corolla?

Aumente a potência do motor do seu Corolla

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

O motor 1.8 da Toyota gera 132 hp a 6.000 rpm e 17,7 kgf.m de torque. Ele utiliza um comando de válvulas duplo no cabeçote e injeção de combustível sequencial, que aguentam um aumento de potência. Há quatro formas de aumentar essa potência, com preços e resultados variados. É possível adicionar um turbocompressor ou um supercharger, ou instalar um sistema de injeção de óxido nitroso. Uma outra opção é trocar algumas peças internas do motor. Obter mais força de um motor de menos de dois litros requer dinheiro e esforço, mas pode ser feito sem sacrificar a confiabilidade.

Step 1

Pense em usar um turbocompressor. Ele usa os gases do escape para girar uma ventoinha, que empurra ar sob pressão para dentro do motor. Eles não são caros, mas têm a desvantagem de serem úteis apenas em rotações médias e altas. Alguns deles causam um tranco no momento em que começam a produzir potência. O uso de dois compressores suaviza a entrega de potência, mas fica caro. Os ganhos de potência começam em 50%.

Step 2

Veja a possibilidade de usar a injeção de óxido nitroso. Este gás contém oxigênio de uma forma que o motor 1.8 pode usar. O sistema é usado apenas quando o motorista aciona um interruptor, então o motor trabalha normalmente na maior parte do tempo. Os resultados são dramáticos e o custo é baixo, mas é difícil de controlar e pode danificar o motor, caso seja usada a concentração errada.

Step 3

Troque algumas peças do motor. É possível ir de 132 a 155 cavalos através da troca dos coletores, do uso de um sistema de escape sem restrição e de um sistema de entrada de ar de maior dimensão. A vantagem deste método é que mantém a confiabilidade do motor e melhora o consumo e o desempenho.

Step 4

Pense em usar um supercharger. Ele fica sobre o motor e aumenta a quantidade de ar e combustível que entra na câmara de compressão. Ele utiliza a potência gerada pelo motor para operar, mas gera um aumento de potência de mais de 50%, o que mais do que compensa a potência consumida. Esse aumento é perceptível em todas as faixas de operação, principalmente nos giros mais baixos, em que o 1.8 mais precisa.

eHow Brasil
×