Um ventilador de teto consome mais energia dependendo da velocidade?
rotating ceiling fan image by Yali Shi from Fotolia.com
Ventiladores de teto são o método mais eficiente de se refrescar quando o clima estiver quente em relação ao consumo de energia, já que consomem muito menos do que ar condicionados para produzir o mesmo conforto. Usar esse tipo de ventiladores junto com o ar condicionado pode diminuir os custos de 15 a 30%, de acordo com o Departamento de Recursos Naturais da Luisiana. Substituir ar condicionados pelo ventilador de teto pode poupar 80% do custo. No entanto, sua eficiência energética depende da velocidade que são usados.
Velocidade e consumo de energia
Especialistas da Universidade da Flórida Central estudaram quatro modelos diferentes de ventiladores de teto em várias velocidades para determinar quanta energia era consumida sob as diversas circunstâncias e chegaram a algumas conclusões. Usar o ventilador na velocidade média, movendo cerca de 2,5 vezes mais rápido que a velocidade baixa, consome 3,1 vezes mais energia. Os ventiladores na velocidade rápida, movendo-se 3,6 vezes mais mais rápido que a velocidade baixa, consumiram 7,6 vezes a quantidade de energia.
Um resultado surpreendente
Não só os ventiladores usam mais energia para velocidades maiores como também a usam de forma muito menos eficiente. Em outras palavras, quanto mais rápidas as pás giram, mais energia desperdiçam, sem deixar produzir mais frio. Assim, o estudo revela que usar dois ventiladores na velocidade baixa produzem a mesma sensação de frescor que um na velocidade média, mas usando muito menos energia. Quatro ventiladores em velocidade baixa se equivalem a um em velocidade alta e, ainda assim, consomem muito menos energia.
A energia do movimento
Boa parte da explicação para esse resultado está relacionada à relação entre velocidade e energia. A energia cinética, ou "energia do movimento", de qualquer objeto em movimento é proporcional ao quadrado de sua velocidade. Em outras palavras, dobrar a velocidade de algo exige quatro vezes mais energia.
Economizando dinheiro
Logicamente, ventiladores de teto consomem o mínimo de energia quando estão desligados, então, se você quiser economizar na sua conta de luz ao usar os ventiladores, é preciso estar atento a como você os utiliza. Desligue-os quando não houver ninguém no ambiente. Se você o estiver usando em conjunto com o ar condicionado, é preciso lembrar-se de regular o termostato para alguns graus acima do que está acostumado. Se você se esquecer desse passo, o ar condicionado vai continuar ligando na mesma frequência que antes de utilizá-lo com o ventilador e seus custos irão aumentar.
Mais Artigos
Como converter Watt para Kilowatt→
Qual a diferença entre uma geladeira e um ar condicionado?→
Como fazer fumaça artificial sem fogo→
Como eu calculo a pressão estática em exaustores?→
Aquecedor infravermelho comparado a aquecedores de quartzo ou de cerâmica→
Meu ventilador de teto faz barulho mas não funciona→
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Jason Thompson has been self-employed as a freelance writer since 2007. He has written advertisements, book and video game reviews, technical articles and thesis papers. He started working with Mechanical Turk and then started contracting with individuals and companies directly via the Web.
Créditos Fotográficos
rotating ceiling fan image by Yali Shi from Fotolia.com