Como verificar se o aço é galvanizado

••• steel,construction image by Greg Pickens from Fotolia.com

Há dois tipos de aço usado em projetos de construção: o galvanizado e o não tratado. O aço galvanizado é coberto com zinco para reduzir a ferrugem, acrescentar durabilidade e permitir a aplicação mais fácil de primers e tintas. O processo de galvanização produz um padrão cristalizado em variações de cores, como o fosco, o brilhante e o amarelado. Por outro lado, o aço não tratado é suave e de cor uniforme, porém não durará tanto em aplicações onde ele é exposto aos elementos do ambiente ou à umidade.

Passo 1

Prepare uma solução de três partes de sal e uma de água, que será usada para testar a amostra de aço. Expor o metal a essa solução é a maneira mais rápida e fácil para determinar se a amostra foi submetida ao processo de galvanização.

Passo 2

Mergulhe um pano velho na solução salina e passe sobre a amostra de aço. Deixe de lado por 24 horas para que a ferrugem possa se desenvolver. Sature bastante o metal para que a solução permeie o aço.

Passo 3

Verifique se há a presença de ferrugem depois da amostra ter sido deixada em repouso por 24 horas. O aço não tratado terá desenvolvido ferrugem dentro de um dia, enquanto o aço galvanizado não apresentará qualquer alteração. O revestimento de zinco se torna parte da estrutura do aço durante a galvanização e evita a corrosão.

Passo 4

Lamba a amostra de aço se você ainda não tiver certeza se o metal tiver passado pelo processo de galvanização. O aço galvanizado tem um gosto de calcário e o sabor é distinto e bastante evidente.

Passo 5

Avalie os resultados de seus testes e observe atentamente a cor de suas amostras. Se o aço demonstrar variações de cores e padrões, além da ausência de ferrugem, provavelmente o metal passou pelo processo de galvanização. Se a amostra for uniforme em cor e ela enferrujar, é seguro presumir que trata-se de aço não tratado.

Mais recentes

×