Como endurecer e temperar aço macio

••• steel kitchen knives image by Warren Millar from Fotolia.com

O endurecimento do aço é uma parte essencial de qualquer processo de fabricação de lâminas. Quando expostos ao calor, as moléculas de carbono no aço realinham-se num padrão mais duro e mais forte, o que permite uma lâmina se manter afiada. Dois métodos são necessários para endurecer aço: o endurecimento inicial, ou tratamento térmico, e o tempero.

Passo 1

Acenda o carvão vegetal ou uma tocha. Use um alicate para colocar seu aço inacabado no centro das brasas ou tocha em chamas. Permita que o aço se torne vermelho cereja profundo e remova-o do calor. Não deixe que o aço torne-se vermelho brilhante ou laranja.

Passo 2

Ponha óleo de motor em uma panela rasa. Resfrie o aço no óleo. Mergulhe o aço verticalmente, pois o esfriamento rápido de um lado pode deformar o metal. Deslize o aço no óleo até que o aço seja coberto e segure por cinco segundos. Retire o aço e deixe-o esfriar completamente. O aço agora está tratado termicamente.

Passo 3

Limpe o óleo quando o aço estiver frio ao toque, use a lã de aço para remover a corrosão na superfície. O aço deve ser brilhante e reflexivo.

Passo 4

Coloque o aço num forno pré-aquecido a 200 graus durante 15 a 20 minutos. Remova e deixe esfriar. Isso vai temperar o aço. Para temperar o aço sem um forno, coloque-o limpo em branco atras da fonte de calor que foi utilizada para o Passo 1. Assista de perto e remova o aço assim que você vir manchas na superfície. Normalmente, o aço apresenta estrias amarelas. Permita que o aço se resfrie à temperatura ambiente.

Mais recentes

×