Como verificar problemas na válvula de expansão em condicionadores de ar de automóveis
Quando o fluido refrigerante é forçado por uma abertura restrita, ele muda sua fase de líquida para gasosa. Essa mudança de estado faz com que o fluido esfrie e à medida que passa pelo sistema absorva o calor do compartimento dos passageiros. O ar-condicionado do veículo conta com essa mudança de estado para que funcione e com a válvula de expansão, que proporciona a restrição usada para controlar o volume e a pressão do fluxo desse fluido pelo sistema. A verificação de falhas na válvula de expansão é realizada com o auxílio de manômetros para condicionadores de ar.
Step 1
Localize as portas de baixa e de alta pressão do sistema de ar-condicionado e conecte os manômetros a elas. A primeira pode ser encontrada na tubulação na parte de baixo, entre o acumulador (às vezes nele próprio) e o compressor. O acumulador é uma peça cilíndrica conectada ao sistema situada próxima ao lado do passageiro do painel traseiro do motor. A porta de alta pressão fica na tubulação da parte de cima entre o condensador e o evaporador. O condensador é uma peça parecida com o radiador, localizado na frente do veículo, e o condensador está situado sob o painel. Certifique-se de que as válvulas estão fixadas nos manômetros e insira as mangueiras de fácil desconexão nas portas.
Step 2
Ligue o veículo e ajuste para o máximo o nível de resfriamento do ar-condicionado, regule sua ventilação em uma velocidade média e ative a opção para que o ar fique circulando. Deixe-o funcionando por cinco minutos para estabilizar as pressões.
Step 3
As leituras normais dos manômetros ficarão em torno de 30 a 45 psi no modo de baixa pressão e entre 200 a 350 psi no de alta pressão. A válvula de expansão pode falhar em um dos dois modos. Quando emperra e fica aberta, ela deixa passar muito fluido de refrigeração, havendo uma queda no lado de alta pressão. Caso isso esteja acontecendo, uma medição inferior a 200 psi nesse lado é exibida no manômetro. Quando ela emperra e fica fechada, uma medição maior do que o normal será mostrada. Normalmente, ficará em mais de 400 psi, podendo subir até que o interruptor de alta pressão desligue o sistema. Leituras muito baixas ou muito altas na pressão de alta indicarão falhas na válvula de pressão.
Sobre o Autor
Lee Sallings is a freelance writer from Fort Worth, Texas. Specializing in website content and design for the automobile enthusiast, he also has many years of experience in the auto repair industry. He has written Web content for eHow, and designed the DIY-Auto-Repair.com website. He began his writing career developing and teaching automotive technical training programs.