Vermes brancos na terra ao redor de uma planta fícus caseira

Inspecione as plantas para evitar levar para casa infestações indesejadas

ficus image by c-chez-marc from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Em algum momento, você percebe que sua planta fícus vive rodeada de insetos parecidos com mosquitos e vermes esbranquiçados (na verdade são larvas de mosquitos fúngicos) na terra do vaso. Sua primeira reação pode ser a de jogar a planta fora, mas não o faça. Essas pestes podem dar uma tremenda dor de cabeça para o tratamento de suas plantas, mas a infestação pode ser controlada com métodos culturais (não-químicos) e biológicos.

Sobre mosquitos fúngicos

É importante saber que essas criaturas não espalham doenças para humanos. Infelizmente, elas servem de vetor para outras plantas, espalhando patógenos e doenças de uma para a outra. O apodrecimento de raízes causado por amarelão ou fusariose ou patógenos de folhagem como botrítis são algumas das doenças disseminadas pelo mosquito que podem causar danos sérios ou mesmo matar todas suas plantas.

Ciclo de vida

Os bichos têm um ciclo de vida de quatro semanas. De acordo com a Ohio State University, as fêmeas podem depositar de 100 a 300 ovos no solo. Em quatro dias, estes ovos tornam-se larvas esbranquiçadas, que crescem até 5 1/2 mm de comprimento. As larvas então se alimentam das raízes e caules da planta, fazendo com que elas murchem, fiquem amareladas e comecem a definhar. Após 14 dias, elas entram em estágio de pupa, levando três dias para então retornarem como mosquitos adultos.

Adesivos e batatas

Use papéis adesivos na cor amarela para se livrar dos mosquitos (não das larvas) em torno da sua planta. Grude um destes adesivos em um palito de picolé ou pedaço de madeira e submerja parte dele no solo. Mosquitos e outros insetos são atraídos por esta cor e grudarão no adesivo.

Coloque um pedaço quadrado de batata com cerca de 1 cm no solo para servir de armadilha para as larvas. Assim que elas penetrarem na batata, jogue-a fora.

Métodos para prender e matar larvas

Você também pode atacar as larvas usando nematóides ou ácaros. Distribua nematóides do tipo Steinerema no solo e despeje água para que eles penetrem na terra e matem as larvas. Outra opção é espalhar ácaros predatório no mesmo. Após atingirem a maturidade, esses ácaros matam até sete larvas por dia.

Prevenção

Inspecione bem uma planta e a terra em seu vaso antes de comprá-la. Se você perceber algum mosquito por perto, não compre a planta. Use os adesivos amarelos periodicamente, mesmo que não tenha percebido nenhuma infestação. Tome cuidado também para não aguar demais a planta, já que estas pragas adoram terra saturada de água.

eHow Brasil
×