×
Loading ...

Manchas brancas nas folhas do manjericão

O manjericão é uma planta anual ou perene de curta duração nativa de muitas partes da Europa e Ásia. Ela produz muitas cores de folhas, do verde escuro ao claro, do lavanda cinzento até o roxo escuro. O aparecimento de manchas brancas na folhagem pode ser um sinal benigno ou de um problema sério.

Manchas brancas nas folhas do manjericão (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)

Insetos brancos

Colônias de pequenos insetos ou até mesmo insetos individuais em folhas de manjericão podem causar essa aparência de manchas brancas. Os tripes são insetos minúsculos no formato de uma vírgula, geralmente encontrados em folhas, dobrando-as por cima deles como forma de se proteger de predadores. Os ácaros deixam teias brancas na superfície das folhas. Já os pulgões, geralmente brancos, reúnem-se em colônias na folhagem. As moscas brancas se unem sobre as folhas e voam quando a folhagem se movimenta. As cochonilhas são brancas e se unem tanto na folhagem quanto nos caules da planta. Embora todos esses insetos suguem os nutrientes do manjericão, eles podem ser controlados com uma mistura de sabão inseticida.

Loading...

Fungos brancos

O oídio é um problema comum nas plantas de manjericão cultivadas em locais com pouca luminosidade, falta de circulação de ar e temperaturas baixas a noite. Eles aparecem como manchas ou círculos brancos e se tornam cinzas quando começam a se espalhar pelas folhas, cobrindo-as completamente. Use sprays de óleo e fungicidas de cobre para acabar com a infestação de oídio.

Variegação natural

Algumas espécies de manjericão, como a "Pesto Perpetuo" (Ocimum x citriodorum) apresentam uma variegação natural, ou seja, manchas brancas em folhas verdes. Nesses casos, as manchas aparecem em todas as folhas e seguem em padrão. Se as manchas brancas parecem descolorir ou se desfigurar então a probabilidade é que não seja um caso de variegação, mas um problema como insetos ou doenças.

Considerações

É possível evitar a maioria dos problemas com o manjericão, sejam eles de origem fúngica ou de insetos se seguir boas práticas de cultivo. O manjericão prefere um solo rico em matéria orgânica, com boa drenagem, e bastante ventilação e luz solar para desencorajar o aparecimento de fungos e insetos. A adição de fertilizantes pode ajudar no crescimento de caules suculentos e cheios de folhas que atraem insetos e fungos para a folhagem nova e desprotegida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...