Como fazer um violão caseiro com cordas amarradas em parafusos

••• Carlos Alvarez/Getty Images News/Getty Images

A maioria dos violonistas fantasiam em possuir seus próprios violões dos sonhos perfeitamente calibrados aos seus estilos musicais. Alguns músicos acreditam também que a maior satisfação está em ter um instrumento personalizado. O mercado de violões acústicos em expansão fornece a necessidade de se fazer violões artesanais individualizados de artistas independentes que criam mais e melhores modelos.

Materiais e ferramentas

Passo 1

Carlos Alvarez/Getty Images News/Getty Images

Faça uma lista das partes básicas de um violão como corpo e braço, cabeça, tarraxas de afinação, ponte (ou cavalete), pestana, madeira do braço e os trastes. Escolha as partes que você precisa comprar da lista. Consiga as ferramentas básicas ou use as que você tem em casa.

Passo 2

Kim Steele/Photodisc/Getty Images

Aplaine uma peça de jacarandá de 76 cm com 2,5 cm de espessura (para o braço). Deixe um lado ligeiramente curvo (arredondado; costas) e o outro plano para a escala (frente). Escolha uma ponta para ser a cabeça e a outra para ser a junta que encaixará o braço ao corpo. Lime parte da superfície do lado arredondado (em torno de 5 cm) na ponta onde você irá juntá-la ao corpo (caixa de charuto).

Passo 3

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Corte uma peça triangular de madeira de 5 x 5 cm, junte-a com a parte limada do braço usando cola, e pressione-as com o gancho de bancada. Faça um furo (furadeira) passando por ambas as peças coladas e aperte com um parafuso para funcionar como um "salto" (ou calcanhar). Retire o gancho após 30 minutos após a cola estar seca.

Passo 4

Christopher Furlong/Getty Images News/Getty Images

Faça três furos em forma triangular na caixa de charuto para serem os furos (ou bocas) de som. Meça a largura e divida-as por dois para obter a linha central. Em uma ponta da linha marque "X" e na outra marque "Y", então fixe seis parafusos espaçados igualmente na posição X. Faça uma junta de encaixe de 2,5 cm na posição Y, daí junte-a ao "salto" do braço usando cola. Prenda-as com um gancho (ou braçadeira) e fure-as para prender as suas partes firmemente.

Passo 5

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Retire o gancho (braçadeira) e coloque de novo na parte presa para assenta-la com os buracos e a parte plana do braço (escala) voltados para cima. Faça uma marca a 10 cm da ponta mais distante do braço para formar a cabeça. Enfie três parafusos pela metade em cada lado para funcionarem como tarrachas (ou cravelhas), então use um esquadro de 90 graus e uma serra para cortar um entalhe (sulco) de 3,5 cm no braço a 2,5 cm da cabeça. Alarge o entalhe para encixar a pestana, ponha três gotas de cola e bata a pestana com o martelo.

Passo 6

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Marque os trastes dividindo o comprimento da escala (braço) por 1,059461 para obter a distância da ponte até o primero traste, e divida esta distância por 1,059461 para obter a distância entre a ponte e o segundo traste. Repita esta sequência no resto da escala . Faça um entalhe (sulco) de 2,5 cm em todos os pontos marcados.

Passo 7

Carlos Alvarez/Getty Images News/Getty Images

Corte a tira (ou vareta) de metal de 1,22 m usando um alicate de corte (trastes), aplique uma película fina de cola nas fendas e então ajuste os trastes batendo com o martelo (um em cada fenda). Na caixa, posicione a ponte a 7,6 cm da marca do X e fixe-a usando parafusos. Passe verniz e decore o violão.

Passo 8

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Amarre cada corda de violão em volta de cada parafuso nas costas da caixa de som e puxe-as sobre os seis buracos da ponte, estique-as pelo braço até as bracos da cabeça. Aí, amarre-as nos parafusos da cabeça e enrole-as.

Mais recentes

×