×
Loading ...

Como virar um vídeo em 90 graus

Você esqueceu que não pode virar sua câmera digital de lado quando está filmando? Talvez, só fosse mais fácil equilibrá-la dessa forma? Se você tiver um computador com Windows, poderá virar o vídeo utilizando o Windows Movie Maker, programa gratuito incluso no Windows ou utilizando uma ferramenta mais poderosa, e ainda assim gratuita, o VirtualDub.

Instruções

Processamento simples do vídeo

    Rotação com Windows Movie Maker

  1. Abra o Windows Movie Maker. No painel de Tarefas, selecione \"Importar vídeo"\ ou no menu "arquivo", selecione \"Importar para coleções"\ (Atalho: CTRL + I). Selecione seus vídeos, os quais aparecerão abaixo do painel de "Coleções", e arraste-os para a linha de tempo de vídeo na parte inferior da janela.

    Loading...
  2. Adicione o efeito de rotação indo no painel "Tarefas", abra "Editar Filme" e selecione \"Mostrar efeitos de vídeo". Alternativamente, vá ao menu "Ferramentas" e selecione \"Efeitos de vídeo". Role para "Girar 90º", "Girar 180º" e "Girar 270º", arraste o efeito desejado para o vídeo na linha do tempo. Perceba que adicionar um efeito ao clipe virará a estrela azul no canto inferior esquerdo do vídeo.

  3. Vá para "Salvar Filme" (Atalho: CTRL+P) e selecione a pasta de destino, seguindo os comandos para salvá-lo no computador. Perceba que você está salvando seu filme como um arquivo Windows Media Video com extensão .wmv ..

    Rotação com VirtualDub

  1. Baixe e instale o VirtualDub. Carregue seu vídeo indo ao menu "Arquivo" e selecionando \”Carregar”\ ou arraste e solte. Então, vá em "Vídeo" e selecione \"Modo de processamento completo". "Compressão", agora, está disponível abaixo de "Vídeo", selecione-a e, na janela pop-up, escolha o codec desejado (veja \"Escolhendo a compressão correta\").

  2. Vá na opção "Vídeo", selecione \”Filtros\” clique em \”Adicionar\”. Duas opções estarão disponíveis para rotação. \”Girar\” vira o vídeo 90, 180, ou 270 graus. \”Girar2\” vira o vídeo o valor que você digitar.

  3. Rode o processamento indo em "Arquivo" e selecionando \"Salvar como AVI\" (atalho: F7).

  4. Se você tem vários vídeos para processar, quando estiver salvando cada vídeo, clique na caixa na parte inferior esquerda da janela de salvamento que diz: \" Não execute esta tarefa agora; adicione-a ao controlador de tarefas...\" Depois de salvar o último vídeo vá em "Arquivo", selecione \"Controle de Tarefa\" (atalho: F4) e clique em \"Iniciar\" para iniciar o processamento.

    Escolhendo a compressão correta

  1. Fazer qualquer alteração em um vídeo, especialmente em suas dimensões, requer que você comprima novamente o vídeo. Embora isso ajude na redução do tamanho do arquivo, pode afetar também a qualidade do vídeo. Com o VirtualDub, você possui muitas opções de compressão e muitas configurações para qualidade e tamanho de arquivo, dependendo dos codecs que estão instalados em seu computador. Codecs diferentes fornecem diversas relações qualidade/tamanho de arquivo; alguns podem não ser imediatamente compatíveis com outros sistemas. XviD fornece uma boa relação e converte facilmente, então o usaremos aqui.

  2. Para conseguir melhores resultados, aproxime-se das propriedades do vídeo original o máximo possível. Veja essas propriedades em "Arquivo" e, depois, selecione \"Informações do Arquivo\". Preste muita atenção à taxa de dados, dada em kbps.

  3. Vá em "Vídeo", depois "Compressão" e selecione \"Codec XviD MPEG-4\". Aperte o botão \"Configurar\" para escolher as configurações específicas. Elas afetarão a qualidade do vídeo e seu tamanho, mas para uma câmera digital padrão as seguintes configurações devem funcionar: - Profile @ Level: Advanced Simple @ L5 - Encoding: Single Pass - Target Quantizer: cerca de 8.00 a 12.00 (números menores significam maior qualidade e tamanho) - Other Options (botão) - Profile (barra) - Quantization Type: H.263

  4. Algumas câmeras gravam com áudio não comprimido, assim o tamanho dos arquivos pode ser significativamente reduzido codificando o áudio como um MP3. Vá em "Áudio", "Modo completo de processamento" e selecione \"Compressão.\" Escolha \”LAME MP3\” e tente combinar a taxa de amostragem da fonte original( normalmente 44100 Hz) com uma taxa de bits de 96 ou 128 kbps.

Loading...

Dicas

  • Enquanto o Windows Movie Maker pode vir com seu computador e ser mais fácil de usar, o VirtualDub permite mais controle sobre o produto final, assim como o processamento em lote. No programa do Windows você pode excluir efeitos de vídeo clicando com o botão direito na estrela no canto inferior esquerdo dele. No VirtualDub, quando se utiliza o filtro \"girar2\",o \"Modo de filtragem\" afeta em como os pixels girados são mixados. \"Bicubic 4x4\" deve fornecer uma melhor qualidade, mas pode levar mais tempo para processar.

Aviso

  • Quando se rotaciona vídeos no Windows Movie Maker, você pode precisar ajustar o formato de tela de seu vídeo para que ele pareça normal durante a reprodução. Por exemplo, no Windows Media Player 10, vá em "Ferramentas\ Opções\ Dispositivos\ Propriedades\". Ajuste a proporção dos pixels utilizando o cursor e a caixa de controle até a reprodução parecer correta. Nem todos os computadores terão cada codec. Se alguém reclamar que seu vídeo está em branco ou não reproduz, eles talvez precisem baixar o decoder apropriado. Aumentando a qualidade de compressão também pode aumentar o tempo necessário para codificar um vídeo, especialmente para processadores
  • menos poderosos. Se o seu arquivo tem uma extensão diferente de .avi (Ex:
  • mov ou .mp4), pode ser preciso instalar AviSynth para carregá-lo no VirtualDub. Crie um arquivo de texto com a extensão \".avs\", abra o arquivo no bloco de notas e digite o texto DirectShowSource(\"<FILEPATH>\”), substituindo <FILEPATH> pelo caminho completo do diretório e o nome de seu vídeo, por exemplo, D:\\Video Samples\\Snow Sliding.mov. Então, carregue o arquivo .avs no VirtualDub.

O que você precisa

  • Windows Movie Maker (XP versão 5.1 SP3 utilizado abaixo)
  • VirtualDub (1.8.5 portável utilizado abaixo)
  • AviSynth (Quando estiver utilizando VirtualDub, caso a extensão de seu arquivo não seja ‘\”.avi\”)
  • Codec de vídeo de alta qualidade (opcional, tanto XviD
  • quanto x264; ambos são gratuitos)
  • Codec de áudio mp3 LAME (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...