As dez maiores empresas do setor de FMCG

Escrito por ellen falconetti | Traduzido por ricardo guardati
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As dez maiores empresas do setor de FMCG
Celulares podem ser categorizados como produtos FMCG (two pocket cell phones image by igor kisselev from Fotolia.com)

A sigla FMCG significa em inglês "fast moving consumer goods". Em português, a expressão seria algo como "produtos de giro rápido", numa tradução livre. A empresa de investimentos e relatórios financeiros Economy Watch os define como "consumíveis que são normalmente consumidos pelos consumidores em intervalos regulares". Alimentos e bebidas, artigos de vidro, de papel, itens farmacêuticos sem necessidade de prescrição, cosméticos e outros produtos populares no setor FMCG muitas vezes são feitos por empresas que atuam em outros ramos. Encontrar as dez maiores do mundo envolve a busca de empresas FMCG em várias listas anuais de empresas de ponta de todos os setores.

Outras pessoas estão lendo

Forbes Global 2000

A Forbes Global 2000, lançada anualmente pela revista americana de negócios "Forbes", faz uso de pontuações com base nas vendas, lucros, ativos e valor de mercado para classificar as empresas de ponta. As dez empresas seguintes são as que estão no topo do ranking da Forbes, na ordem, entre as top 2000 de 2010: Proctor & Gamble (No. 29 on the overall list), Nestlé (36), Anheuser-Busch (70), Unilever (85), Coca-Cola (104), PepsiCo (106), Kraft Foods (109), Philip Morris International (132), British American Tobacco (133) e Nokia (135). As empresas que estão apenas parcialmente envolvidas em indústrias de grande consumo podem ter classificação superior na lista da "Forbes", mas não são consideradas aqui, pois este não é o seu negócio principal. Empresas do ramo farmacêutico, por exemplo, podem fazer tanto produtos FMCG vendidos livremente como drogas com necessidade de prescrição médica, que não são consideradas FMCG.

As dez maiores empresas do setor de FMCG
Duas marcas populares de refrigerantes estavam no topo da lista de empresas FMCG da Forbes (cola image by JJAVA from Fotolia.com)

FT 500

O FT 500, também conhecido como "Footsie 500", é uma lista de empresas abertas com ações negociadas na bolsa de Londres. A lista é compilada pelo "Financial Times", o jornal de negócios de Londres. O seu método de compilação difere do método usado pela Forbes, por isso, as empresas incluídas e a forma como são classificadas podem ser diferentes. Em 2010, no entanto, ambas as listas continham muitas das mesmas empresas de FMCG. As empresas FMCG no topo da lista FT 500 em ordem são: Nestlé (Número 12 na lista), Proctor & Gamble (14), Coca Cola (38), PepsiCo (47), Philip Morris International (52), Unilever (61), Annheuser-Busch (65), British American Tobacco (79), L'Oreal (92) e Nokia (102).

As dez maiores empresas do setor de FMCG
Produtos de limpeza e sabãos são feitos pelas empresas FMCG de ponta (Washing Up image by travesty from Fotolia.com)

Outras grandes empresas

Só porque uma empresa fabrica produtos de marcas famosas não necessariamente as coloca no setor FMCG. A General Electric (GE), por exemplo, foi classificada pela revista Forbes como a empresa nº 2 do mundo em 2010 e tem uma marca conhecida que aparece em produtos FMCG. Porém, uma rápida olhada na lista de produtos GE mostra que ela é mais um conglomerado do que uma empresa FMCG. Entre as atividades listadas no site estão: eletrodomésticos, aviação, produtos de consumo, distribuição elétrica, energia, finanças (empresas e consumidores), saúde, iluminação, mídia e entretenimento, petróleo e gás, ferroviárias, software e serviços e água.

General Electric ge.com

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível