Mais
×

10 razões pelas quais algumas crianças têm medo do Papai Noel

Saiba por que uma criança pode ter medo de Papai Noel
Comstock Images/Stockbyte/Getty Images

Introdução

Rechonchudo e gordo, alegre e de bochechas rosadas, Papai Noel vem carregando presentes cuidadosamente embalados em pacotes coloridos repletos de expectativas para crianças pequenas. Ele chega trazendo alegria e felicidade (e baterias, se for esperto) e, depois, desaparece por um ano, em tempo da criança crescer um pouco e esquecer dos brinquedos velhos. Então, por que uma criança teria medo de Papai Noel?

A ideia do Papai Noel entrar em sua casa pode assustar as crianças
Getty Images

10 - Ele pode entrar na sua casa sem ser visto

Crescemos vendo em filmes e desenhos animados Papai Noel voando pelos céus do mundo inteiro em seu trenó enquanto invade casas em noites frias de inverno. Deixemos de lado que o bom velhinho dê a volta ao mundo em poucas horas - como se isso fosse possível! Mas ainda querem nos convencer de que ele entra nas nossas casas pela chaminé? Que chaminé, cara pálida? Estamos falando do Brasil, onde o mais perto que chegamos disso, em geral, é a churrasqueira instalada na varanda ou no quintal! Então, sim, é muito estranho que esse barbudo entre nas nossas casas sem ser visto, ainda mais pela churrasqueira!

O poder do Papai Noel sobre as renas também assusta as crianças
Getty Images

9 - Ele tem poderes sobrenaturais sobre os animais

O Papai Noel tem o respeito de nove renas, que obedecem suas instruções ao pé da letra, especialmente seu escudeiro Rudolph, com seu nariz vermelho, a quem ele escolhe para guiar seu trenó. Habilidades e poderes sobrenaturais sobre os animais? A pergunta é: se o Papai Noel se tornar mau, ele poderia tomar o controle de animais mais assustadores, como o cachorro negro com sobrancelhas alaranjadas do outro lado da rua?

As crianças pensam que Papai Noel as observa enquanto dormem
David De Lossy/Photodisc/Getty Images

8 - Ele o vê enquanto você está dormindo

Quando uma criança é pequena, ela dorme coberta com seus pijamas e não sabe que seus pais a observam algumas vezes. Quando ela fica mais velha e começa a assistir a mais filmes de Hollywood, o conceito de alguém observando-a dormir se torna enervante. Se Papai Noel a vê quando ela dorme, então, ele fica lá só observando? Ele se esconde nos cantos escuros do quarto? Ou ele silenciosamente sai do armário para observá-la?

As crianças têm medo de que o Papai Noel saiba tudo o que elas fazem
Getty Images

7 - Ele sabe quando você está acordado

O Papai Noel também sabe quando você está acordado. Nem mesmo sua mãe sabe quando você acorda, você precisa correr para o quarto dela e pular na cama algumas vezes para que ela perceba. Como o Papai Noel pode saber seus atos melhor do que sua própria mãe? Ele também sabe quando você está acordado em segredo com histórias em quadrinhos e uma lanterna? Ele conta à sua mãe que você não está dormindo quando deveria?

O Papai Noel sabe como as crianças se comportam durante o ano
Getty Images

6 - Ele sabe se você foi uma criança boa ou má

Em alguns lugares crianças têm a tradição de deixar tortas com um pouco de leite ou whisky para o Papai Noel tomar quando chegar à casa. Se o Papai Noel sabe se você foi uma criança boa ou má, isso o ajuda a ganhar um presente ao invés da temida bolsa de carvão? Ele está espiando-o durante todo o ano ou você pode escapar sendo bonzinho nas últimas semanas antes do Natal?

O respeito que os pais têm pelo Papai Noel também pode deixar as crianças com medo
Samir Hussein/Getty Images Entertainment/Getty Images

5 - Ele tem o respeito dos adultos

Papai e mamãe são super-humanos para a maioria das crianças que, inconscientemente, buscam em seus pais dicas de como interagir com outras pessoas. Normalmente, seus pais não o entregam para um completo estranho e o deixam falar com você sobre seus maiores desejos, mas, por alguma razão, o Papai Noel pode induzir seus pais a fazer isso, abdicar de suas próprias responsabilidades quando o assunto são os presentes e as expectativas pelo Papai Noel.

A confiança necessária no Papai Noel também é um problema
Getty Images

4 - Ele o faz sentar-se em seu colo

Algumas crianças são naturalmente desconfiadas de estranhos e outras são muito tímidas. O Papai Noel pede que você sente em seu colo e, se você não sentar, não ganhará seus presentes, porque você precisa pedi-los. Chantagens com interações sociais funcionam para a maioria das crianças, as que não pensam além da boneca que querem, que choram e fazem xixi na calça como um bebê, mas, para algumas crianças, o contato físico e o nível de confiança exigido dispara seus alarmes de perigo.

A mudança constante na aparência do Papai Noel assusta as crianças
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

3 - Ele está diferente todo ano

Todo ano as crianças vão encontrar o Papai Noel e todo ano ele tem uma aparência diferente. Em um ano ele tem uma barba branca e normal e no próximo ela é fofa e parece algodão. Como ele muda sua aparência tanto a cada ano? Ele é um metamorfo? Ou ele simplesmente está fugindo da lei?

É difícil para as crianças acreditar que o Papai Noel entregue presentes para todas as crianças do mundo em uma noite
Getty Images

2 - Ele quebra as leis da física

Qualquer criança de quatro anos de idade com a mínima compreensão da física de Newton sabe que passar por todas as crianças do mundo em uma noite é impossível. Mas o Papai Noel consegue fazer isso, e faz todo ano. Existe outro reino secreto onde coisas como essa podem realmente acontecer? E se existe, por que os adultos fingem que não? Há alguma possibilidade dele conter coisas assustadoras também, como renas mágicas e homens gordos e felizes?

As crianças têm medo do Papai Noel levá-las para o Polo Norte
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

1 - Ele parece não ter amigos

No mundo real, adultos são amigos de outros adultos e crianças de outras crianças. Por que o Papai Noel evita a companhia de adultos e, ao invés disso, é amigo de elfos que parecem crianças? Ele deve se entediar passando todo o ano no Polo Norte com as mesmas pessoas, então, há uma chance de que ele possa tentar persuadir uma criança humana a abandonar a família e ir com ele para lá e ficar para sempre? É como o começo de um filme infantil de ficção científica, onde a criança tem que escapar de seus captores, lutar contra monstros e voltar, mais velha e inteligente, para os braços acolhedores de sua amada família.