Mais
×

15 jogos que você deve assistir nesta Copa do Mundo

Estes são 15 encontros imperdíveis da Copa do Mundo do Brasil 2014
Getty Images

Introdução

Quer assistir os melhores jogos da competição esportiva mais apaixonante do mundo? Leia este artigo. A Copa do Mundo Brasil 2014 apresentará 15 jogos imperdíveis na primeira fase. Alguns deles já viraram clássicos mundiais e sempre são emocionantes. Além disso, você assistirá duelos entre algumas das grandes potências do futebol da atualidade. Pegue lápis e papel e agende as seguintes datas.

marinhristov/iStock/Getty Images

Brasil x Croácia

No domingo, 12 de junho, Brasil e Croácia dão início à Copa do Mundo de 2014 no primeiro jogo do grupo A. A estreia da competição sempre cria muita expectativa, e essa não será uma exceção. A seleção anfitriã é a preferida para a vitória. No entanto, se não conseguir fazer um gol rápido, a pressão de jogar diante do seu público pode acabar prejudicando o restante dos jogos. Os croatas possuem recursos de sobra para aproveitar a situação. Estrelas do nível de Modric, Olic ou Mandzukic fazem do país europeu um rival muito forte para o Brasil.

Espanha vs. Holanda
marinhristov/iStock/Getty Images

Espanha x Holanda

O primeiro encontro do grupo B será no dia 13 de junho em Salvador, repetindo o encontro entre os dois finalistas da edição da África do Sul de 2010. Os espanhóis são os últimos campeões e estão entre os preferidos para ganhar a Copa do Mundo. No entanto, os holandeses arrasaram nas eliminatórias europeias e querem a revanche pela derrota sofrida quatro anos atrás. Além disso, perder implicará aumentar as possibilidades do Chile, seleção que também está no grupo e aparece como uma das mais poderosas.

Inglaterra vs. Itália
marinhristov/iStock/Getty Images

Inglaterra x Itália

Outro jogo entre duas potências europeias será Inglaterra contra Itália, no dia 14 de junho, em Manaus. Ambas seleções foram campeãs do mundo e a expectativa é de que que cheguem às oitavas de final. No único jogo em que se encontraram em uma Copa do Mundo, a “Azzurra” venceu por 2 a 1 e ficou em terceiro lugar na edição da Itália de 1990. O ganhador ficará bem posicionado dentro de um dos grupos mais difíceis.

Alemanha vs. Portugal
marinhristov/iStock/Getty Images

Alemanha x Portugal

No dia 16 de junho, Alemanha e Portugal estreiam o grupo G da Copa do Mundo. Quem vencer provavelmente acabará em primeiro lugar no grupo. A seleção alemã tem exibido um nível muito alto e é outra das favoritas desse ano. Os portugueses, pelo contrário, tiveram que jogar a repescagem para conseguirem a passagem para o Brasil. No entanto, Cristiano Ronaldo chega ao ápice da sua carreira e os alemães farão uma forte marcação para evitarem surpresas.

Argentina vs. Bósnia
daboost/iStock/Getty Images

Argentina x Bósnia

O jogo mais atraente do grupo F será protagonizado por Argentina e Bósnia no dia 15 de junho, no Rio de Janeiro. Os argentinos têm Lionel Messi, o melhor jogador do mundo, como estrela, e são os principais candidatos a ficarem em primeiro lugar no grupo. Os bósnios aparecem como o rival mais forte do grupo. Figuras do nível de Edin Dzeko e Miralem Pjanic prometem complicar muito a seleção latino-americana.

Colômbia vs. Costa do Marfim
ommb/iStock/Getty Images

Colômbia x Costa do Marfim

Colômbia e Costa do Marfim são os favoritos para ficarem no topo do grupo E. As seleções se encontrarão no dia 19 de junho em Belo Horizonte. O vencedor terá o caminho facilitado para avançar para a seguinte fase. Se Radamel Falcao conseguir participar da Copa do Mundo (atualmente está se recuperando de uma grave lesão no joelho), veremos um duelo com dois grandes pontas como protagonistas, sendo que a estrela do time da Costa do Marfim é Didier Drogba. A sorte do time africano dependerá principalmente do que este jogador conseguir fazer dentro de campo.

Bélgica vs. Rússia
ommb/iStock/Getty Images

Bélgica x Rússia

O impressionante desempenho da seleção belga nas eliminatórias europeias faz com que muitos especialistas a destaquem como uma das mais perigosas nessa Copa do Mundo. A “geração dourada” terá sua prova de fogo frente à Rússia, em Cuiabá, no dia 22 de junho. O time do Fabio Capello também se destacou na classificação e obrigou Portugal a jogar na repescagem. As duas seleções prometem um grande espetáculo no terceiro jogo do grupo H.

Suíça vs. Equador
daboost/iStock/Getty Images

Suíça x Equador

O primeiro jogo do grupo E será em Brasília, no dia 15 de julho, entre Suíça e Equador. Nele, será determinado, em grande parte, as chances do ganhador permanecer na competição, pois o outro time terá a difícil tarefa de obter um bom resultado contra a França. O vencedor, pelo contrário, poderá perder para os gauleses e obter uma vitória contra a fraca seleção de Honduras. Se os equatorianos quiserem chegar às oitavas de final como na Alemanha em 2006, deverão fazer três pontos contra os suíços.

Brasil vs. México
marinhristov/iStock/Getty Images

Brasil x México

Para a seleção brasileira, o México é um dos rivais mais fortes dos últimos tempos. O próprio Luiz Felipe Scolari disse a respeito: “é um clássico que tem ficado mais difícil para nós”. Os anfitriões consideram que o duelo contra os mexicanos é o mais importante da primeira fase. Nos últimos seis encontros, ambos times ganharam três vezes, e os resultados foram sempre ajustados. No dia 17 de junho, em Fortaleza, teremos um jogo que promete momentos vibrantes.

Chile vs. Holanda
daboost/iStock/Getty Images

Chile x Holanda

Se as duas seleções conseguirem uma vitória em algum dos jogos anteriores, esse será o primeiro encontro que definirá a fase dos grupos. Os holandeses estão passando por um grande momento no futebol e é impensável imaginá-los fora das oitavas de final. No entanto, a seleção chilena também tem obtido ótimos resultados contra outras potências europeias. No último amistoso contra a Alemanha, os sul-americanos levaram a vitória. “Realmente, não aconteceu muitas vezes que um rival tenha nos superado em todos os aspectos do jogo”, disse o técnico alemão Joachim Löw sobre o desempenho dos chilenos.

Inglaterra vs. Uruguai
daboost/iStock/Getty Images

Inglaterra x Uruguai

Outro dos potenciais duelos decisivos será o da Inglaterra contra o Uruguai, no dia 19 de junho, em São Paulo. Se os europeus não conseguirem uma vitória no primeiro jogo contra a Itália, a pressão de obtê-la aparecerá nesse encontro. As previsões indicam que a “celeste” ganhará da Costa Rica e chegará com os três pontos já assegurados. As seleções já se enfrentaram duas vezes: na Suíça, em 1954, e na Inglaterra, em 1966. Na primeira vez, o Uruguai levou a vitória e, no segundo, houve empate.

Equador vs. França
daboost/iStock/Getty Images

Equador x França

Caso o Equador obtenha ao menos um empate contra a Suíça e ganhe de Honduras, a classificação será definida no último jogo do grupo E. A expectativa é de que os franceses já estarão classificados para a seguinte fase. No entanto, tendo em conta as fracas eliminatórias dos gauleses e a breve passagem pela África do Sul em 2010 (foram eliminados na fase inicial), a situação não parece estar assegurada. Esse encontro no dia 25 de junho será o primeiro entre os dois países em uma Copa do Mundo.

Espanha vs. Chile
daboost/iStock/Getty Images

Espanha x Chile

Espanha e Chile tiveram encontros muito difíceis nos últimos anos. Os sul-americanos quase ganharam o amistoso jogado há poucos meses em Genebra. Os espanhóis, no entanto, conseguiram empatar nos instantes finais. Os últimos campeões já tiveram muita dificuldade para superar os chilenos na África do Sul, em 2010. O jogo acabou em 2 a 1 (a favor dos europeus), apesar de parecer que os sul-americanos venceriam. O duelo do dia 18 de junho definirá as chances dos dois países para a definição do grupo B.

Itália vs. Uruguai
daboost/iStock/Getty Images

Itália x Uruguai

Os protagonistas desse jogo já se enfrentaram seis vezes. Se perderem pontos nos jogos anteriores, no dia 24 de junho, um dos times avançará para as oitavas de final e o outro voltará para casa. Os italianos ganharam o último encontro dentro de uma Copa do Mundo (na Itália, em 1990). No entanto, os uruguaios ficaram no quarto lugar na África do Sul, em 2010, e obtiveram um dos seus dois títulos no Brasil. A história se completa com estrelas do nível de Suárez, Balotelli, Muslera, Buffon, Pirlo e Cavani, entre outros. Sem dúvidas, esse será um dos jogos imperdíveis da primeira fase.

Portugal vs. Gana
daboost/iStock/Getty Images

Portugal x Gana

No dia 26 de junho, Portugal e Gana se enfrentarão no último jogo do grupo G. Se os dois países obtiverem ao menos uma vitória nos jogos anteriores, esse será o que definirá tudo. Os africanos surpreenderam o mundo chegando até as quartas de final na África do Sul em 2010 e tentarão repetir a façanha contra os lusos. O time do Cristiano Ronaldo sabe que ficar fora na primeira fase seria um grande fracasso. O ganhador da Bola de Ouro de 2013 continuará na competição ou terá que fazer as malas e voltar para casa?