Mais
×

As 20 músicas de novela mais inesquecíveis de todos os tempos

Reprodução Rádio Nordeste FM

Introdução

Basta você ouvir os primeiros acordes da música e já se lembra dos personagens de uma novela? É isso que acontece com as canções mais marcantes da televisão. Elas são um trampolim para os cantores, que se notabilizam por esses sucessos e ganham visibilidade nos meios de comunicação. Se a música casa bem com o personagem, ela também ajuda a destacar o ator e até mesmo a alavancar a audiência da trama. Confira a seguir as 20 músicas mais marcantes das novelas.

Créditos: TV Globo / Renato Rocha Miranda

Felicidade

A novela "Felicidade", de Manoel Carlos e Elizabeth Jhin, exibida entre 1991 e 1992 na TV Globo, tinha em sua música-tema uma grande aliada. Gravada por Fábio Júnior, a canção de mesmo nome casava com a trama. Ela tratava de amor e de conto de fadas. Na história, Helena, vivida por Maitê Proença, encontrava seu amor de conto de fadas, vivido por Tony Ramos, ao deixar Minas Gerais e se mudar para o Rio de Janeiro. As reviravoltas da trama só deixaram o casal se encontrar definitivamente no final da novela.

Reprodução

Mistérios da Meia-Noite

"Mistérios da Meia-Noite" foi gravada pelo cantor Zé Ramalho e fez parte da trilha sonora da novela "Roque Santeiro", de Dias Gomes, exibida pela primeira vez em 1985, pela TV Globo. A música tocava em momentos misteriosos da história, quando aparecia o professor Astromar que acreditavam ser um lobisomem. A novela foi um grande sucesso e contou com músicas marcantes, que entraram para a história da música brasileira. Além disso, brindou o público com interpretações primorosas de Lima Duarte, como Sinhozinho Malta, e Regina Duarte, como a viúva Porcina.

TV Globo

Love by Grace

Se você ouve a música "Love by Grace", da cantora Lara Fabian, e tem vontade de chorar, não se preocupe, você é normal. A música embalou o drama pessoal de Camila, personagem vivida por Carolina Dieckmann na novela "Laços de Família", de Manoel Carlos, exibida em 2000 pela TV Globo. A música estava presente em todas as cenas de sofrimento da personagem, vítima de leucemia. A canção foi usada na cena em que Camila raspou seu cabelo para o tratamento quimioterápico. A música foi um grande sucesso na época da exibição da novela.

Crédito: TV Globo / Alex Carvalho

Dancin' Days

A música "Dancin' Days" embala festas até hoje. Em 1978, quando a novela de mesmo nome foi exibida pela TV Globo, a canção virou uma febre nacional. Ela foi gravada pela banda As Frenéticas e agitava a abertura da novela, além das cenas gravadas na pista, onde Sônia Braga se soltava. Na trama de Gilberto Braga, a atriz interpretava uma ex-presidiária. A música que deu nome ao folhetim foi febre nacional e tocava especialmente nas discotecas, que começavam a se popularizar pelo Brasil.

Créditos: TV Globo / João Miguel Júnior

Jura

O cantor Zeca Pagodinho não ficou de fora da seleção das músicas inesquecíveis de novelas. Entre diversos sucessos que emplacou nas tramas brasileiras, um dos mais marcantes foi "Jura", que fazia parte da trilha sonora da novela "O Cravo e a Rosa", de Walcir Carrasco. O folhetim foi exibido entre 2000 e 2001 pela TV Globo. A canção embalava o romance, ora tranquilo, ora atribulado, de Catarina e Julião Petruchio, vividos por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis. A novela foi inspirada na peça "A Megera Indomada", de William Shakespeare.

Reprodução

Estoy Enamorado

Foi tamanho o sucesso da música "Estoy Enamorado" na novela "Explode Coração" que várias versões dela foram gravadas, como "Estou Apaixonado", interpretada pelo cantor Daniel. A música original, da dupla Donato y Estéfano, embalou a história de amor do cigano Igor, vivido por Ricardo Macchi, e Dara, interpretada por Tereza Seiblitz. O cigano da novela de Glória Perez não convenceu o público, tampouco seu romance com Dara. O mesmo não aconteceu com a música, que virou hit na época em que a novela foi exibida, entre os anos 1995 e 1996.

Créditos: TV Globo / Gianne Carvalho

A Miragem

Na novela "O Clone", de Glória Perez, bastava ouvir a música "A Miragem", de Marcus Viana, para que o telespectador aguardasse por mais uma cena do romance entre Jade, uma muçulmana, e Lucas, um jovem que gostava de viver bem. Os personagens vividos por Giovana Antonelli e Murilo Benício na novela de 2001 não seriam os mesmos sem sua trilha sonora. A canção ganhou versão internacional, com o nome "All for Love", interpretada pelo cantor Michael Bolton.

Créditos: TV Globo/Zé Paulo Cardeal

Per Amore

A música "Per Amore", gravada por Zizi Possi, fez sucesso na novela "Por Amor", de Manoel Carlos. A trilha sonora embalou o romance entre Helena e Atílio, personagens de Regina Duarte e Antônio Fagundes. O romance entre os dois protagonistas começou na cidade de Veneza (Itália) e, por essa razão, a música do casal só poderia ser uma canção italiana. A novela foi exibida pela TV Globo entre 1997 e 1998. Na trama, em um ato de amor, Helena dá seu bebê à filha, sem que ela saiba. Maria Eduarda acabara de perder seu filho recém-nascido e criou o irmão acreditando ser seu filho.

Créditos: TV Globo / Renato Rocha Miranda

O Amor e o Poder

Quem não se lembra da voz da cantora Rosana cantando "O Amor e o Poder", música que fez parte da trilha sonora da novela "Mandala"? Ainda que você não tenha assistido a trama, exibida entre 1987 e 1988 pela TV Globo, provavelmente já ouviu a canção que ficou marcada na história da música brasileira. Ela servia de fundo para o drama vivido pela personagem Jocasta, interpretada pela atriz Vera Fischer. A música alçou a cantora ao sucesso e a colocou entre as estrelas da década de 1980.

Reprodução Blog Sound

Lua e Flor

A voz de Oswaldo Montenegro ficou conhecida do grande público depois de interpretar a música "Lua e Flor", sucesso da novela "O Salvador da Pátria", exibida pela TV Globo em 1989. A música lenta embalava o personagem Sassá Mutema, vivido por Lima Duarte. Na novela de Lauro César Muniz, o político Severo, papel de Francisco Cuoco, convence Sassá a se casar com sua amante, com o objetivo de esconder seu adultério.

Créditos: TV GLOBO / Matheus Cabral

Whisky a Go Go

A música "Whisky a Go Go", da banda Roupa Nova, faz sucesso até hoje, mas chegou ao público na novela "Um Sonho a Mais", exibida pela TV Globo em 1985, de Daniel Más e Lauro César Muniz. Com os versos iniciais "Foi numa festa, gelo e cuba libre e, na vitrola, whisky a go go", a canção embala festas Brasil a fora. Na trama, o personagem Volpone, vivido por Ney Latorraca, é acusado de matar seu futuro sogro. Ele foge do País e passa a viver no Egito. Anos depois, volta ao Brasil e, para não ser preso, vive em uma bolha de plástico.

Divulgação

Dona

A banda Roupa Nova entra nesta lista novamente, com mais um grande sucesso, a música "Dona". E a canção esteve presente em um marco da televisão brasileira que também já apareceu nesta lista, a novela "Roque Santeiro". A música embalava os momentos da viúva Porcina, que fazia par romântico com Lima Duarte, o Sinhozinho Malta, e com Fábio Júnior, o mulherengo Roberto Matias. A novela de Dias Gomes e Aguinaldo Silva foi exibida em 1985, pela TV Globo.

Reprodução Blog Revista Cultural

Tieta

A música "Tieta", gravada por Luiz Caldas, foi o tema de abertura da novela de mesmo nome. A trama de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares foi uma adaptação do livro "Tieta do Agreste", de Jorge Amado. Quem ouve a música, até hoje se recorda da personagem-título, que ganhou vida na interpretação de Betty Faria. A jovem é escorraçada de casa pelo pai. Fugindo do conservadorismo, ela se muda para São Paulo. Mais de 20 anos depois, retorna a sua cidade natal, rica e exuberante, disposta a se vingar.

Créditos: TV Globo / Zé Paulo Cardeal

Um Violeiro Toca

A canção "Um Violeiro Toca", de Almir Sater, foi uma das muitas belas canções que compuseram a trilha sonora de "Pantanal". A música era executada pelo próprio cantor, que também atuou na novela. A beleza das músicas combinava com a fotografia da trama, que exibia imagens da região do Pantanal brasileiro. De autoria de Benedito Ruy Barbosa, a novela foi exibida pela extinta Rede Manchete, em 1990. Contou com participações brilhantes de Cláudio Marzo, Jussara Freire, Antonio Petrim.

Créditos: TV Globo / Gianne Carvalho

Me Chama que Eu Vou

Logo na abertura de "Rainha da Sucata", Sidney Magal já cantava a música "Me Chama que Eu Vou", que ficou tão famosa quanto a novela. Em 1990, quando ela foi exibida pela TV Globo, a lambada era um ritmo que estava em alta. A música vinha ao encontro dessa moda. A novela de Sílvio de Abreu teve personagens memoráveis, como Laurinha Figueroa, vivida por Glória Menezes, e Regina Duarte, como Maria do Carmo.

Créditos: Alex Carvalho

À Francesa

A música "À Francesa", interpretada por Marina Lima, foi canção tema da personagem Duda, vivida por Malu Mader na novela "Top Model", exibida em 1989 pela TV Globo. Na época, a música foi tocada incessantemente pelas rádios. Outras canções fizeram sucesso na novela, como a versão de "Hey Jude", gravada por Kiko Zambiachi, que embalava a história de amor de Duda com Lucas, papel de Taumaturgo Ferreira. Além de Malu Mader, também tiveram destaque Nuno Leal Maia e Zezé Polessa.

Reprodução

Admirável Gado Novo

O cantor Zé Ramalho volta a figurar nesta lista, desta vez com a música "Admirável Gado Novo", tema de "O Rei do Gado". A canção casava com a história da novela, que tratava de temas sociais como a reforma agrária. A trama de Benedito Ruy Barbosa foi exibida pela TV Globo entre 1996 e 1997. O debate gerado pela trama sobre a posse da terra ganhou grande repercussão. A história principal conta o romance da sem-terra Luana, vivida por Patrícia Pillar, com o pecuarista Bruno Mezenga, papel de Antônio Fagundes.

TV Globo

A Viagem

Esta é a terceira música da banda "Roupa Nova" a entrar nesta lista. Eles também se destacaram com a música "A Viagem", tema da novela de mesmo nome, escrita por Ivani Ribeiro e Solange Castro Neves. A trama foi exibida pela TV Globo em 1994. A música embalava o amor, que foi levado para além da vida, de Diná e Otávio, vividos por Christiane Torloni e Antônio Fagundes. A história foi um dos maiores sucessos da emissora carioca na faixa das 19h.

Créditos: TV Globo / João Miguel Júnior

Se Eu Não Te Amasse

Diversas canções de Ivete Sangalo fazem parte das trilhas sonoras das novelas da TV Globo. Mas uma das que mais fizeram sucesso na televisão foi "Se Eu Não Te Amasse", que fez parte da trilha sonora da novela "Uga Uga", exibida pela emissora em 2000. Na trama de Carlos Lombardi, a canção embalava os pensamentos da personagem Maria João, vivida por Viviane Pasmanter. Bastava ela pensar em Baldochi, personagem de Humberto Martins, para os acordes da canção serem ouvidos.

Reprodução

Wishing on a Star

A canção "Wishing On a Star", da banda The Cover Girls, era parte da trilha sonora da novela "De Corpo e Alma", de Gloria Perez. A trama foi exibida pela TV Globo em 1992. A música era uma das mais marcantes da novela e tocava em cenas da da personagem Yasmin, dançarina vivida por Daniela Perez. A música foi tocada à exaustão e foi ainda mais explorada pelas rádios após o assassinado da atriz, filha da autora do folhetim.