×
Loading ...

5 curiosidades sobre o Dia da Marmota

Atualizado em 23 março, 2017

O Dia da Marmota (Groundhog Day) é uma das celebrações mais singulares das festas norte-americanas. Esse feriado nacional gira ao redor de uma marmota, mas não qualquer uma: apenas uma específica conhecida como Phil. O ditado diz que, caso a marmota veja sua própria sombra, persistirão mais seis semanas de inverno; se ela não vir, todos serão presenteados com uma primavera prematura. Existem várias curiosidades esquisitas relacionadas a essa celebração que acontece no dia 2 de fevereiro.

O Dia da Marmota é comemorado em 2 de fevereiro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Século XIX

O Dia da Marmota não é algo novo. Na verdade, ele data do século XIX. A primeira celebração do dia da marmota aconteceu em 1886 em Punxsutawney, uma cidade localizada no estado da Pensilvânia. Atualmente, a celebração ainda acontece no mesmo local.

Loading...

Caçadores de marmotas

A celebração do Dia da Marmota acontece em um local específico de Punxsutawney chamado Gobbler’s Knob. O feriado começou com um grupo de caçadores de marmotas. Um deles, chamado Clymer Freas, que também era editor de um jornal, contou uma piada em que uma marmota chamada Phil seria capaz de fazer previsões do tempo. A lenda acabou ficando popular.

O habitat e a carreira de Phil como ator

Provavelmente, Phil é uma das marmotas mais famosas do mundo, mas trabalha apenas um dia por ano. Quando não está trabalhando, Phil é abrigado dentro da biblioteca de Punxsutawney, onde fica aquecido durante o ano inteiro. Em 1993, um filme chamado "Groundhog Day" foi lançado. Ele se tratava de um homem, interpretado por Bill Murray, que encontra-se repetindo o dia da marmota várias vezes. De acordo com o "The Huffington Post", o filme causou um tumulto tão grande que, na cerimônia do feriado em 1994, cerca de 30 mil pessoas apareceram na pequena e montanhosa Gobbler's Knob.

Peso

Phil é uma marmota excepcionalmente grande para os padrões normais. A marmota que atualmente faz o papel de Phil tem aproximadamente 55 cm de comprimento e pesa cerca de 9 kg. Em comparação, marmotas comuns possuem por volta de 5 kg, sendo que uma grande chega a pesar 7 kg.

Precisão

Phil viu sua sombra durante o dia da marmota 97 vezes até 2010. Depois de um século de previsões, a National Climatic Data Center (NCDC), responsável pelo registro de informações climáticas dos Estados Unidos, conseguiu calcular algumas estatísticas sobre a precisão do trabalho de Phil. Segundo a NCDC, ele acertou aproximadamente 39% das vezes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...