Mais
×

Como abrir uma conta bancária na Alemanha

Atualizado em 23 março, 2017

De acordo com o Maps of the World (Mapas do Mundo), a economia alemã é a maior da Europa. O país tem 330 bancos privados, sendo Commerz, Dresdner, Postbank, Volsbank, Sparkasse e Deutsche, os principais. "Girokonto" ou conta corrente é a conta bancária mais comum na Alemanha de acordo com o Just Landed (Recém Desembarcados). As contas podem ser abertas na Alemanha para fazer saques com cartão de crédito, transferências e pagamentos eletrônicos. Contas poupança vêm com uma caderneta ou "Sparbuch".

Instruções

Abrindo uma conta bancária (http://www.kustomkutters.com/images/projects/custom-bank-teller-cabinetry.jpg)
  1. Satisfaça os requisitos dos residentes. Registre-se na delegacia mais próxima nos primeiros sete dias de chegada na Alemanha. Vá ao departamento de registro da delegacia. Apresente seu passaporte e o seu contrato de locação.

    Lembre-se que você também pode se registrar na Embaixada. Entre em contato com a Embaixada em Estocolmo e solicite a permissão de residência. Preencha o formulário para obter a Permissão de Residência Alemã (veja a seção Recursos). Solicite uma autorização de livre circulação (Freizügigkeitbescheinigung) se você for um cidadão da União Europeia ou da Área Econômica Europeia.

  2. Faça uma diligência. Observe as taxas de serviço, taxas de juros e tipos de conta que os vários bancos oferecem. Verifique a classificação do banco através de uma ferramenta financeira como a Bloomberg ou Morningstar. Considere colocação global do banco, especialmente se você pretende viajar muito. Consulte a "Lista de Bancos Alemães" na seção de Recursos deste artigo para encontrar uma lista de instituições na Alemanha, incluindo links para seus sites.

  3. Apresente a documentação oficial e complete os formulários do banco. Depois de escolher o banco, entregue ao mesmo a sua permissão de residência e o seu passaporte. Se você for estudante, mostre a sua carteira para abrir uma conta de estudante. Complete todos os formulários necessários, pague as taxas necessárias e faça qualquer depósito que for solicitado.

  4. Registre a sua conta online. Peça ao funcionário do seu banco os formulários para que você possa usar o seu banco online. Escolha uma instituição que forneça serviços em Alemão e em Inglês, pois alguns bancos alemães não têm a versão em inglês de seus sites. Instrua o banco a definir a sua conta com uma transferência de dinheiro automático para que você possa pagar as despesas recorrentes, como o aluguel em um determinado dia do mês

  5. Entenda como a sua conta funciona. Verifique o número da sua conta (Kontonummer) e o código do banco (Bankleitzahl). Use esses números para iniciar as transações e receber depósitos. Use o número IBAN e senha para transferir dinheiro internacionalmente, até mesmo recebimentos de trabalhos internacionais. Use seu código TAN, dado pelo banco no momento em que abriu a conta, para transferir dinheiro de forma segura para dentro ou fora de sua conta.

  6. Pergunte sobre o cartão de crédito. Fale com o funcionário do banco sobre como conseguir um cartão EuroCheque (EC). Lembre-se que o cartão permite o saque nos caixas automáticos (Geldautomats) por toda Alemanha e Europa, e também permite comprar em lojas como se estivesse usando o seu cartão de débito. Use a sua senha de quatro dígitos para fazer suas compras de forma segura. Evite compartilhar a sua senha. Verifique com o banco o número de taxas de serviços (que podem variar de 1% a 2,5% por transação) que serão cobradas se você sacar dinheiro em uma outra instituição. Diminua ou elimine as taxas de serviço abrindo sua conta em um banco que tenha o maior números de caixas eletrônicos em território nacional. Leva em torno de três dias úteis para receber o seu cartão pelo correio.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article