Como acessar as pastas públicas do Windows a partir do Ubuntu

Escrito por kristen waters | Traduzido por fernanda lemi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como acessar as pastas públicas do Windows a partir do Ubuntu
Como acessar as pastas públicas do Windows pelo Ubuntu (Patrick Ryan/Lifesize/Getty Images)

O pacote "smbfs" do Linux oferece as ferramentas necessárias para montar uma pasta pública no Windows a partir de um computador Ubuntu Linux. As ferramentas são utilizadas para criar um ponto de montagem permanente no computador Linux para o compartilhamento do Windows. Isso permite que os usuários do Linux acessem o compartilhamento como se fosse uma pasta local (no computador Linux). Qualquer um que tenha acesso ao compartilhamento do Windows poderá visualizar os arquivos contidos na pasta e fazer alterações neles.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Abra uma janela do terminal, encontrada abaixo da seção "Accessories" (acessórios) da janela principal, "Applications" (aplicativos).

  2. 2

    Digite o comando "sudo apt-get install smbfs" para instalar o pacote necessário para acessar a pasta pública do Windows.

  3. 3

    Digite os dois comandos a seguir:

    sudo update-rc.d -f umountnfs.sh remove sudo update-rc.d umountnfs.sh stop 15 0 6. Isso garantirá que o compartilhamento do Windows não irá parar o processo de encerramento.

  4. 4

    Abra o utilitário "Users and Groups" (usuários e grupos), encontrado abaixo da seção "Administration" (administração), do menu "System" (sistema).

  5. 5

    Clique no botão "Manage Groups" (gerenciar grupos) e, depois, no botão "Add Group" (adicionar grupo).

  6. 6

    Selecione um nome, o ID de grupo (GID) e os usuários aos quais será permitido o acesso ao compartilhamento do Windows. Anote o número do GID. Clique no botão "Apply" (aplicar) para salvar o grupo.

  7. 7

    Abra um documento de texto em qualquer editor.

  8. 8

    Adicione o usuário e a senha do compartilhamento do Windows no documento de texto, da seguinte maneira: username=User_name password=Passwd

  9. 9

    Salve o arquivo como ".smbcredentials" e coloque-o no diretório raiz do usuário principal desse compartilhamento.

  10. 10

    Digite o comando "cd /home/user" na janela do terminal. Substitua "/home/user" pelo nome do diretório onde você salvou o arquivo ".smbcredentials".

  11. 11

    Digite os seguintes comandos para atualizar a propriedade e as permissões do arquivo ".smbcredentials": sudo chown root .smbcredentials sudo chmod 600 .smbcredentials

  12. 12

    Digite o comando "cp /etc/fstab /etc/fstab.bk" para fazer uma cópia do arquivo "/etc/fstab".

  13. 13

    Digite o comando "sudo gedit /etc/fstab" para abrir o arquivo "/etc/fstab" em um editor de textos.

  14. 14

    Acrescente a seguinte linha ao final do arquivo: //server/share_folder /mnt/Windows smbfs iocharset=utf8,credentials=/home/user/.smbcredentials,dir_mode=0775,gid=1234 0 0 Substitua "server" pelo nome do computador com Windows e "share_folder" pelo nome da pasta pública. Substitua "/home/user/.smbcredentials" pelo local do arquivo ".smbcredentials".

  15. 15

    Salve e feche o arquivo "/etc/fstab".

  16. 16

    Digite o comando "sudo mount -a" para recarregar o arquivo "fstab". Agora você conseguirá acessar as pastas públicas do Windows através do diretório "/mnt/Windows".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível