Passatempos

Como achar simbolismo cristão em "Matrix"

Escrito por david kingsbury | Traduzido por lucas faro
Como achar simbolismo cristão em "Matrix"

A colher não existe

Lançado na páscoa de 1999, Matrix balançou o público, provocando reações intensas de cristãos em todo o mundo. Logo depois, duas continuações de sucesso completaram a trilogia Matrix, intensificando um turbilhão teológico que gerou inúmeros blogs, livros e artigos de revista. Aparentemente, os irmãos Wachowski dirigiram um filme semelhante aos programas de computador apresentado em seus filmes. Aqueles com os olhos mais exigentes detectarão um código criptografado exibido ao longo dos filmes, um simbolismo oculto que ilumina tanto a filosofia quanto a fé. Caso você se atreva a "cortar" os filmes, você vai encontrar camadas de significados secretos pulsando logo abaixo da superfície de cada cena de ação. Este artigo é uma introdução ao mistificador simbolismo cristão da Matrix.

Nível de Dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Um conhecimento básico da fé cristã
  • Um DVD ou videocassete com controle remoto

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Siga o coelho branco. Alice teve que perseguir pistas para encontrar o seu caminho através do País das Maravilhas, e a Matrix não é diferente. Segundo a Bíblia, os incrédulos (seja por opção ou ignorância) são separados de seu criador, cegos para a verdade e escravizados por seus inimigos. Em Matrix, as máquinas sinistras têm aprisionado a humanidade em casulos preenchidos com gel. Para manter sua existência, esses seres cruéis manipulam as mentes de seus escravos, enganando-os com uma falsa realidade conhecida como a Matrix. Primeira João 4:12-17 ensina que Satanás e seus demônios se esforçam para enganar o homem, levando-o a amar ao mundo em vez de seu criador, e a seguir mentiras destrutivas e não à verdade que torna os homens livres. Em certo sentido, os agentes que perseguem Neo simbolizam esse mal. A Bíblia também ensina que, através de Cristo, as pessoas podem se "desconectar" desta vida e abraçar a realidade espiritual que ultrapassa a existência física. Em última análise, no momento da morte, tudo que os seres humanos pensam ser "real" desaparecerá, deixando-os com a verdade da eternidade. Aqueles que rejeitaram a "Matrix" enganosa e escolheram em vez disso seguir ao seu criador, se regozijarão. No entanto, aqueles que negam a Cristo para servir aos servos do inferno já estão condenados à destruição

  2. 2

    Preste atenção em pistas sutis. Não é por acaso que os filmes fazem uso de palavras-chaves para indicar princípios espirituais. Por exemplo, o navio do capitã Niobe é apropriadamente chamado "Logos", que é o grego para "Palavra". De acordo com este símbolo da palavra de Deus, "Logos" é também entendida teologicamente para representar a expressão divina: Cristo. Na Matrix, o "Logos" é designado como Mark XIV, número 14, correspondente a Marcos 14:14 nas escrituras, onde Jesus faz os preparativos para a última ceia. O navio do capitão Morpheus, o "Nabucodonosor", é nomeado após o rei Nabucodonosor II da Babilônia como destaque do livro de Daniel. Na inscrição de seu núcleo se lê Mark III No. 11, fazendo referência Mark 3:11, uma passagem bíblica que destaca a Jesus como o Filho de Deus. Além destes, outros nomes simbólicos são abundantes ao longo dos filmes. Considere Neo, cujo nome significa, literalmente, "novo", como em Apocalipse 21:5, onde Cristo diz: "Eis que faço novas todas as coisas", proclamando a restauração de sua criação caída. Por fim, não perca o significado por trás do refúgio final da humanidade, Zion (Sião).

  3. 3

    Considere as semelhanças entre Morpheus e Deus. De muitas maneiras, Morpheus é um "figura paterna" divina para Neo. Ele treina a Neo, capacitando-o a completar sua missão sobrenatural. Ele apoia as profecias do "escolhido" que está por vir, o salvador do mundo, e ele se sacrifica para garantir que as profecias serão cumpridas. Morpheus nutre a Neo em tempos de aflição e dá orientação semelhante às instruções que Jesus recebeu quando orava ao Pai Celestial. Além disso, essa conexão é exemplificada pela forma como Morpheus pede a Neo que confie nele e o obedeça, quando diz: "Eu posso guiá-lo, mas você deve fazer exatamente o que digo."

  4. 4

    Observe que Neo representa o Messias, "o escolhido" profetizado para salvar o mundo. O nome "terrestre" de Neo é Thomas Anderson. Andro é grego para "homem"; portanto, o último nome de Neo significa "Filho do Homem", um título que Jesus usou mais de 80 vezes para chamar a atenção para sua natureza divina como descrito em Daniel 7:13-14. Os espectadores veem a Neo pela primeira vez quando está contrariando o "sistema" com a venda de um disco de computador a alguém que diz: "Aleluia! Você é meu Salvador, cara! Meu Jesus Cristo pessoal". Além disso, toda vez que o agente Smith (Satanás) condescendentemente chama a Neo de "Sr. Anderson," ele está realmente afirmando o papel de Neo como o Messias. Biblicamente, o título "Filho do Homem" (Anderson) indica a divindade de Jesus (Daniel 7:13-14), a humanidade (Mateus 8:20), o sofrimento e a morte (Lucas 19:10), e seu futuro reino como rei (Mateus 24:27).

  5. 5

    Reconheça as conexões entre o interesse amoroso de Neo, "Trinity", e do Espírito Santo. Desde o início da Igreja, a doutrina cristã ensinou que Deus existe como um ser trino. Embora seja quase impossível captar esse conceito no simbolismo do filme, os Wachowski fizeram uma tentativa decente, incluindo uma mulher e destacando seus vínculos emocionais com dois outros personagens. Metaforicamente, o amor de Trinity por Morpheus como uma figura paterna e seu romance com a figura do filho, Neo, une-os a todos como um, cumprindo seu homônimo. Lembre-se também que é Trinity quem ressuscita a Neo depois de sua morte no primeiro filme. Este evento destaca seu papel como um símbolo do Espírito Santo potencializador de Deus.

  6. 6

    Observe a tensão entre a justiça e a natureza pecaminosa da humanidade. Um exemplo disso é o conflito entre o Arquiteto e o Oraculo, dois programas que regem a Matrix. Considerando que o pai da Matrix (o Arquiteto) procura controle em detrimento da liberdade, a mãe da Matrix (o Oráculo) defende a fé e o livre arbítrio. Além disso, o Oráculo está eventualmente exposto como a "mãe" de ambos Neo e Agente Smith. Smith revelou no primeiro filme que Neo representa justiça, dizendo: "Eu acredito que você deseja fazer a coisa certa". Por conseguinte, o agente Smith serve como o oposto de Neo, o Anticristo, se lhe aprouver. Outra maneira de ver essa tensão é considerar que Neo e Smith são dois lados do mesmo ser. Essencialmente, seu combate representa a luta que as pessoas experimentam quando escolhem entre santidade ou rebelião. Embora esta seja uma analogia solta, ela se expressa no princípio bíblico do triunfo do bem sobre o mal. No entanto, fica aquém das escrituras em várias maneiras. A falha mais proeminente é a implicação de que Jesus e Satanás são irmãos, uma contradição direta do relato bíblico.

  7. 7

    Preste atenção para o fato de que, assim como Jesus, Neo experiencia a ressurreição. Na conclusão do primeiro filme, Neo é morto pelo agente Smith no quarto 303. No filme, Neo é morto por aproximadamente 72 segundos. Uma vez que Jesus foi morto por 3 dias (72 horas), parece evidente que os cineastas estavam fazendo um paralelo claro entre Neo e Jesus Cristo. Além disso, Neo não se limita a "voltar à vida", como Cristo, ele retorna ao mundo (Matrix) transformado, possuindo poder absoluto sobre seus inimigos.

  8. 8

    Perceba a conexão entre a ascensão de Cristo e a fuga de Neo. Na conclusão do primeiro filme, Neo é visto em pé em uma cabine telefônica e fala com a inteligência artificial que criou a Matrix. Sua mensagem exemplifica o que Cristo alcançou pela conquista tanto do inferno quanto da morte. Como se Jesus estivesse falando com Satanás, ele declara, em essência, "seu tempo de domínio acabou". Então, saindo da cabine e colocando seus óculos de sol, Neo parte para o céu como Cristo ascendido.

  9. 9

    Escolha a pílula vermelha. Em última análise, a Matrix oferece aos seus espectadores uma escolha, assim como Deus. O filme final da trilogia, "Revolutions", enfatiza o fato de que os seres humanos estão em escravidão mental, assim como a escritura ensina que as pessoas são escravas de seus próprios pecados. Além disso, os seres humanos são incapazes de libertar-se. Aqueles que sabem a verdade sobre a Matrix desejam que os humanos se libertem de suas amarras. Nos filmes, o povo de Zion se dedica a salvar o máximo de almas ou mentes que estão dispostas a aceitar a verdade. Para os cristãos, o sacrifício de Jesus derrubou a natureza pecaminosa e restaurou o relacionamento quebrado da humanidade com Deus. Como Cristo, Neo voluntariamente se sacrificou para criar a paz entre o homem e "a fonte" (Deus). Neo torna-se agente Smith por um tempo, assim como Cristo tornou-se pecado em nome da humanidade (1 Pedro 2:24). No final, a Matrix é restaurada, e poucas diferenças são aparentes. Apesar desta enganação inteligente, no entanto, permanece o fato de que a Matrix (do mundo) nunca mais será o mesma. Uma revolução ocorreu. O inimigo perdeu sua aderência. Aqueles que ainda estão conectados à Matrix têm agora uma escolha entre a verdade libertadora e as mentiras cruéis que os roubam da realidade. Após a ressurreição de Cristo, o mundo permaneceu similar em diversos aspectos, quase idêntico ao que era antes que morresse. Ainda assim, a revolução de Jesus não perde sua força quando olhado mais a fundo, com seu sacrifício deu à humanidade, a opção de rejeitar sua natureza pecaminosa e abraçar seu amor. Na presença de Deus, os seres humanos encontram transformação e poder incrível sobre a Matrix em torno deles. Para citar Morpheus, "infelizmente, a ninguém pode ser dito o que é a Matrix. Você tem que vê-la por si mesmo ... "

Dicas & Advertências

  • Apesar de algumas semelhanças notáveis ​​com a fé cristã, a Trilogia Matrix está longe de ser uma representação precisa. Seus diretores, propositalmente, fizeram de seus filmes uma mistura entre cristianismo, budismo, gnosticismo, hinduísmo, niilismo e várias outras religiões do mundo. Dependendo da perspectiva da pessoa, uma grande variedade de pontos de vista filosóficos podem ser detectados. Em alguns casos, a Matrix contradiz diretamente os princípios básicos do cristianismo. Por exemplo, a Bíblia ensina que Jesus era perfeitamente sem pecado (Hebreus 4:15). No entanto, Neo deliberadamente comete assassinatos e fornicação, quebrando esta verdade fundamental. Portanto, os cristãos devem ter cuidado ao analisar o filme para vê-lo com um grão de sal. Mesmo assim, a Matrix tem o potencial de ser um ensinamento poderoso e ferramenta de testemunho tanto para clérigos quanto leigos que desejam declarar o evangelho de Jesus Cristo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media