Quais eram as profissões dos doze apóstolos?

Escrito por kathryn rateliff barr Google | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais eram as profissões dos doze apóstolos?
(Hemera Technologies/AbleStock.com)

Jesus chamou doze discípulos para serem seus ajudantes e companheiros mais próximos, conforme se lê em Mateus 10, 1-4 e Lucas 6, 13-16. Em João 1, 37-49 encontra-se o relato do chamado de André, Pedro, Tiago, João, Filipe e Bartolomeu. Mateus organizou uma festa após se juntar ao grupo. Filipe trouxe Bartolomeu. Tomé, que tinha um irmão gêmeo; Tiago, primo de Jesus; Simão, o Zelote; Judas Tadeu e Judas Iscariotes completam o grupo original dos doze apóstolos. Alguns teólogos consideram Paulo como substituto de Judas Iscariotes.

Outras pessoas estão lendo

Pescadores

André, Pedro, Tiago e João, os filhos de Zebedeu, trabalhavam como pescadores. Mateus 4,18-22 relata que André e Pedro estavam pescando, exercendo seu ofício, quando foram chamados. Tiago e João estavam remendando redes junto a seu pai quando Jesus os chamou. A Bíblia narra que esses dois apóstolos não eram apenas pescadores, mas empresários, juntamente com o pai, posto que empregavam outros homens. Tomé, Bartolomeu, Filipe e outro, também podem ter sido pescadores pois estavam todos juntos e pescando quando Jesus apareceu para eles após Sua Ressurreição, como escrito em João 21, 2-8.

Cobrador de impostos

Mateus, chamado de Levi no Evangelho de Lucas, era cobrador de impostos do Império Romano, conforme se lê em Lucas 5,27-29. Para conseguir tal emprego, acredita-se que ele tenha estudado e adquirido uma reputação. Tal trabalho proporcionou-lhe uma considerável riqueza, pois cobradores de impostos ganhavam uma parcela do valor que arrecadavam, conforme se depreende da leitura da história de Zaqueu, outro famoso cobrador de impostos que seguiu Jesus (Lucas 19,1-9). Mateus convidou Jesus à sua casa e realizou uma festa, da qual muitos de seus amigos pecadores participaram. É possível que a fortuna de Mateus tenha ajudado a fundar o ministério de Jesus.

Um Zelote

Simão era conhecido como Zelote, o que não é exatamente uma profissão, e como Cananeu. Zelotes se envolviam em política e anarquia, na tentativa de derrubar o governo Romano.Ele pode ter sido um político ou revolucionário. Ao se juntar a Jesus, continuou sendo dedicado, mas fiel a Jesus e não a uma revolução política.

Um Ladrão

Judas Iscariotes era o tesoureiro do grupo de Jesus e no Evangelho de João 12, 4-16, ele é identificado como um ladrão e defraudador. A Bíblia não nos conta o que ele fez antes de se unir a Jesus. Todos os Evangelhos o identificam como aquele que traiu Jesus. O Evangelho de Mateus (Mateus 27, 3-10) conta que Judas se arrependeu de sua traição e após tentar devolver o dinheiro que tinha recebido dos Sumos Sacerdotes, se enforcou. Eles usaram trinta moedas de prata para comprar uma cova onde pobres pudessem ser enterrados.

Os outros apóstolos

Não há qualquer informação na Bíblia sobre as profissões de Filipe, Bartolomeu, Tomé, Judas Tadeu e Tiago, filho de Alfeu. Em contrapartida, fala sobre Paulo, que tornou-se apóstolo após a morte e ressurreição de Jesus. Ele era Fariseu e é possível que tenha ensinado religião ou trabalhado em uma repartição política. Durante suas missões, Paulo se sustentou fabricando barracas, conforme descrito nos Atos dos Apóstolos 18, 1-3.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível