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Como achar um vazamento de óleo em um carro

Já encontrou uma poça de óleo embaixo de seu carro e ficou imaginando de onde vem e o que fazer para que pare? Você pode determinar de onde vem o vazamento e, seguindo as instruções, consertá-lo.

Instruções

(new car engine with red trim image by Raxxillion from Fotolia.com)
  1. Desengraxe o bloco do motor -- trabalhe em volta da capa da válvula, embaixo do motor e em volta do cárter para determinar, em uma superfície clara e limpa, a origem do vazamento. É difícil encontrá-lo quando há óleo por toda parte.

  2. Ande com o carro ou faça o motor funcionar para que vaze óleo e você possa ver de onde vem. Se estiver lidando com um vazamento bem pequeno, pode ser que não apareça na hora e pode até mesmo levar uns dias para que você o veja. Se o carro estiver parado em uma garagem, coloque papel grosso ou papelão embaixo do motor durante a noite para que o vazamento fique evidente no papel.

  3. Cheque embaixo do carro onde o carter está conectado ao bloco do motor. Veja se o filtro está bem apertado. Se estiver solto, aperte-o. Algumas vezes, isso pára um vazamento, apesar de que se a gaxeta estiver gasta e não estiver selando direito, você terá que trocá-la.

  4. Cheque as emendas do carter, onde é parafusado na parte inferior do motor. Se encontrar um vazamento, pode resolvê-lo apertando mais os parafusos do carter (seguindo as configurações de torque adequadas para seu carro). Às vezes, é necessário remover o carter e substituir a gaxeta. Outras vezes, a gaxeta do carter pode estar boa, mas a vedação (por exemplo, na frente do carter) pode ser o problema. Normalmente, quando você substituir a gaxeta do carter, a vedação é vendida juntamente. Ambos devem ser substituídos ao mesmo tempo.

  5. Cheque o parafuso dreno na tampa do carter. Pode estar um pouco solto e apertando-o resolverá o problema. Em alguns casos, o parafuso está espanado. Nesse caso, você terá que refazer a rosca da tampa para encaixar um parafuso novo ou então você pode tentar pegar um parafuso do tipo ‘fix-it’ que é cônico, especificamente desenhado para rosquear na tampa.

  6. Veja a pressão da unidade de transmissão do óleo. Ficam em lugares diferentes, dependendo da marca e do ano de seu veículo. Elas vazam freqüentemente. A unidade deverá estar ligada ao bloco do motor por um encaixe. Você pode precisar do manual de conserto específico de seu carro para localizá-la. Algumas vezes o encaixe está solto. Outras vezes, a unidade tem que ser trocada.

  7. Examine a área da tampa da válvula da gaxeta. Vazamentos são comuns nessa área. A gaxeta fica entre a tampa da válvula e o bloco do motor. As gaxetas podem estar gastas ou rachadas, causando o vazamento. A melhor maneira de checar essa área é limpar a conexão onde está a gaxeta e 5 a 8 cm abaixo dela, o bloco do motor. Faça o motor funcionar e verifique se a área continua limpa e seca. Se achar um vazamento ali, você pode re-apertar os parafusos que seguram as tampas usando uma chave de torque de acordo com o torque certo para o seu carro. Se o vazamento não parar, você talvez tenha que remover a tampa e trocar a gaxeta.

  8. Cheque a área da gaxeta do cabeçote. Fica onde o cabeçote do motor se encontra com o bloco. Se encontrar um vazamento ali, há uma grande chance de que você tenha o que se chama de “blow back” devido a um pcv ruim ou retorcido, que faz com que a pressão volte. O conserto da mangueira ou a troca do pcv pode resolver o problema. Em outros casos, é necessário colocar novas gaxetas do cabeçote, um trabalho maior.

Dicas

  • Quanto melhor você desengraxar o motor e embaixo do carro, mais fácil será localizar o vazamento.

Aviso

  • Sempre que estiver embaixo de um carro, certifique-se de que ele esteja devidamente apoiado e use óculos de proteção para que óleo e resíduos não caiam em seus olhos.
  • Certifique-se de que o motor e o cano de escape estejam frios antes de examinar e procurar o vazamento ou limpar o motor.

O que você precisa

  • Desengraxante de Motor
  • Panos
  • Papel grosso ou papelão (opcional)
  • Óculos de proteção
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