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Como achar um vazamento de óleo em um carro

Escrito por tom keaton
Como achar um vazamento de óleo em um carro

new car engine with red trim image by Raxxillion from Fotolia.com

Já encontrou uma poça de óleo embaixo de seu carro e ficou imaginando de onde vem e o que fazer para que pare? Você pode determinar de onde vem o vazamento e, seguindo as instruções, consertá-lo.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Desengraxante de Motor
  • Panos
  • Papel grosso ou papelão (opcional)
  • Óculos de proteção

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Instruções

  1. 1

    Desengraxe o bloco do motor -- trabalhe em volta da capa da válvula, embaixo do motor e em volta do cárter para determinar, em uma superfície clara e limpa, a origem do vazamento. É difícil encontrá-lo quando há óleo por toda parte.

  2. 2

    Ande com o carro ou faça o motor funcionar para que vaze óleo e você possa ver de onde vem. Se estiver lidando com um vazamento bem pequeno, pode ser que não apareça na hora e pode até mesmo levar uns dias para que você o veja. Se o carro estiver parado em uma garagem, coloque papel grosso ou papelão embaixo do motor durante a noite para que o vazamento fique evidente no papel.

  3. 3

    Cheque embaixo do carro onde o carter está conectado ao bloco do motor. Veja se o filtro está bem apertado. Se estiver solto, aperte-o. Algumas vezes, isso pára um vazamento, apesar de que se a gaxeta estiver gasta e não estiver selando direito, você terá que trocá-la.

  4. 4

    Cheque as emendas do carter, onde é parafusado na parte inferior do motor. Se encontrar um vazamento, pode resolvê-lo apertando mais os parafusos do carter (seguindo as configurações de torque adequadas para seu carro). Às vezes, é necessário remover o carter e substituir a gaxeta. Outras vezes, a gaxeta do carter pode estar boa, mas a vedação (por exemplo, na frente do carter) pode ser o problema. Normalmente, quando você substituir a gaxeta do carter, a vedação é vendida juntamente. Ambos devem ser substituídos ao mesmo tempo.

  5. 5

    Cheque o parafuso dreno na tampa do carter. Pode estar um pouco solto e apertando-o resolverá o problema. Em alguns casos, o parafuso está espanado. Nesse caso, você terá que refazer a rosca da tampa para encaixar um parafuso novo ou então você pode tentar pegar um parafuso do tipo ‘fix-it’ que é cônico, especificamente desenhado para rosquear na tampa.

  6. 6

    Veja a pressão da unidade de transmissão do óleo. Ficam em lugares diferentes, dependendo da marca e do ano de seu veículo. Elas vazam freqüentemente. A unidade deverá estar ligada ao bloco do motor por um encaixe. Você pode precisar do manual de conserto específico de seu carro para localizá-la. Algumas vezes o encaixe está solto. Outras vezes, a unidade tem que ser trocada.

  7. 7

    Examine a área da tampa da válvula da gaxeta. Vazamentos são comuns nessa área. A gaxeta fica entre a tampa da válvula e o bloco do motor. As gaxetas podem estar gastas ou rachadas, causando o vazamento. A melhor maneira de checar essa área é limpar a conexão onde está a gaxeta e 5 a 8 cm abaixo dela, o bloco do motor. Faça o motor funcionar e verifique se a área continua limpa e seca. Se achar um vazamento ali, você pode re-apertar os parafusos que seguram as tampas usando uma chave de torque de acordo com o torque certo para o seu carro. Se o vazamento não parar, você talvez tenha que remover a tampa e trocar a gaxeta.

  8. 8

    Cheque a área da gaxeta do cabeçote. Fica onde o cabeçote do motor se encontra com o bloco. Se encontrar um vazamento ali, há uma grande chance de que você tenha o que se chama de “blow back” devido a um pcv ruim ou retorcido, que faz com que a pressão volte. O conserto da mangueira ou a troca do pcv pode resolver o problema. Em outros casos, é necessário colocar novas gaxetas do cabeçote, um trabalho maior.

Dicas & Advertências

  • Quanto melhor você desengraxar o motor e embaixo do carro, mais fácil será localizar o vazamento.
  • Sempre que estiver embaixo de um carro, certifique-se de que ele esteja devidamente apoiado e use óculos de proteção para que óleo e resíduos não caiam em seus olhos.
  • Certifique-se de que o motor e o cano de escape estejam frios antes de examinar e procurar o vazamento ou limpar o motor.

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