O que acontece quando se perde o tampão mucoso?

Escrito por aja dorsey jackson | Traduzido por luana santos

Outras pessoas estão lendo

O que acontece quando se perde o tampão mucoso?

O tampão mucoso é o que bloqueia a abertura do colo do útero

David De Lossy/Photodisc/Getty Images

O que isso faz

Segundo a Associação de Gravidez Americana, um tampão mucoso é uma espessa camada que bloqueia a abertura do colo do útero durante a gravidez. O muco atua como uma barreira para manter as bactérias fora do órgão. O tampão é expulso antes do parto. Essa ação também é referida como "show sangrento".

Como ele é liberado

A liberação do muco é um sinal de que o colo do útero está dilatando e o trabalho de parto está se aproximando. O cérvix afina e expande conforme vai chegando a hora, ou seja, a abertura se torna maior. Nesse ponto, o tampão de muco não é mais largo o suficiente para ocupar a abertura e cai da vagina. O muco pode cair para fora de uma só vez ou gradualmente, à medida que o colo do útero muitas vezes se estira ao longo do tempo. Normalmente, ele é lançado como uma descarga gelatinosa clara e rosa ou com cor de sangue. Algumas mulheres não notam que ele caiu e podem confundi-lo com corrimento vaginal normal relacionado com a gravidez.

O que significa

Perder o tampão mucoso significa que o parto pode ser a qualquer momento, de algumas horas a algumas semanas. A bolsa amniótica, o saco cheio de líquido que segura o bebê, ainda estará selada até que a água rompa o tampão, então o fluido ainda estará protegido contra bactérias. Não há necessidade de entrar em contato com um médico se o muco for normal em cor e consistência. Se for vermelho brilhante ou escorrer mais do que 30 ml, contate um profissional. Isso pode ser um sinal de placenta prévia ou outra complicação relacionada com a gravidez.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media