Educação e ciência

O que acontece à resistência do ar quando os objetos se movem mais rapidamente?

Escrito por cindi pearce | Traduzido por nicolle roesner
O que acontece à resistência do ar quando os objetos se movem mais rapidamente?

Quando há muita resistência do ar, isso cria um arraste que impacta na distância que a bola irá quando você a joga

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

A resistência do ar acontece entre o ar que cerca um objeto e a superfície do objeto em queda. Quando o objeto começa a se mover mais rapidamente, a resistência ou arraste aumenta. Arrastar significa a quantidade de resistência do ar impactando um objeto quando está se movendo. O arraste acontece quando o ar puxa objetos que se movem. Quando o ar é mais denso, isso diminui o movimento dos objetos porque o objeto tem que afastar moléculas mais pesadas. Quando esse tipo de resistência do ar ocorre, isso se refere ao arraste. Um bom exemplo é quando você colocar sua mão para fora de um carro em movimento.

Outras pessoas estão lendo

Gravidade x resistência do ar

A força da gravidade se refere ao peso do objeto. Quando um objeto cai no ar -- antes do mesmo alcançar velocidade terminal -- a gravidade tem mais impacto no objeto do que a resistência do ar. Se a resistência do ar fosse a maior das duas forças, objetos em queda flutuariam e nunca cairiam no chão. Quando um paraquedista puxa a corda de abertura, a resistência do ar é o maior fator por um curto período de tempo, até que o paraquedista alcance a velocidade terminal antes de atingir o solo.

Queda livre

De acordo com o site Physicsclassroom.com, todos os objetos, independente de seu peso, tem queda livre na mesma aceleração. Esse valor de aceleração é chamado de "aceleração da gravidade". Quando um objeto está em queda livre, isso significa que a única força que está agindo no objeto é a gravidade. Quando um objeto está em queda livre, ele não encontra uma força significante de resistência do ar.

Sempre com alguma resistência do ar

Entretanto, um objeto em queda irá se deparar com um pouco de resistência do ar. A resistência do ar é o resultado de colisões entre a superfície do objeto e as moléculas do ar. A quantidade de resistência do ar que o objeto encontrar dependerá na velocidade em que o objeto está e a área de corte transversal do mesmo. Quando o objeto está caindo mais rapidamente, isso aumenta a resistência do ar.

Outros tipos de resistência do ar

Atrito fluído é resistência do ar. Quando uma pessoa nada, essa pessoa está mostrando atrito fluído. Isso ocorre quando algo está se movendo em algo líquido. Outros tipos de atrito incluem atrito de rolamento, que acontece quando uma superfície redonda move-se sobre uma superfície sólida. O atrito de deslizamento acontece quando um objeto sólido se move sobre algo que também é sólido. Fricção estática é o resultado de um sólido tocando outro sólido, mas não há movimento entre eles.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media