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O que acontece se o sistema EGR do meu carro estiver obstruído?

Atualizado em 17 abril, 2017

O EGR, sigla para Recirculação dos Gases de Escape, vem equipado na maioria dos novos veículos, assim como em modelos mais antigos. A válvula do EGR joga as emissões do escape de volta ao sistema interno para serem queimadas novamente, ou "recicladas", e re-emitidas pelo escape. O sistema opera através da abertura e do fechamento das válvulas do solenoide, reguladas por um diafragma. As válvulas abrem e fecham o EGR de acordo com a pressão que recebem. A válvula apresentará algumas sinais quando estiver obstruída ou completamente fechada.

Algumas válvulas podem ser limpadas e restauradas à sua função original (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Barulhos

Uma válvula parcialmente ou completamente obstruída provocará as vezes um barulho parecido com um "assovio" ou com algumas batidas leves vindas do motor. O sinal é semelhante a uma detonação ou uma pré-ignição, causadas pelas o aumento anormal das temperaturas na câmara de combustão. Uma válvula de EGR obstruída elevará a temperatura da combustão da mesma forma, podendo causar o mesmo barulho.

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Mal funcionamento

Uma válvula obstruída impedirá o sistema de funcionar. Quando a passagem de gases do ERG está bloqueada, ela impede a exaustão dos gases e os mantém circulando no motor, causando uma condição de sufocamento. O motor funcionará mal, falhando na maioria das vezes e não atingirá a condição ideal. A rpm pode ficar inconstante, aumentando e diminuindo aleatoriamente.

Retardamento

O retardamento, que pode fazer o motor parar de funcionar, pode acontecer com a obstrução da válvula, interrompendo totalmente o fluxo de emissão dos gases. Este será o problema mais comum, e pode não acontecer a todo momento.

Superaquecimento

A exaustão produzida pelo processo de combustão contém dióxido de carbono, que é feito parcialmente de água. O dióxido de carbono, presente nos gases queimados na exaustão, entram dentro da válvula para reduzir a emissão nociva de NOx (óxido de nitrogênio), mas também esfriam a câmara de combustão. Se o EGR estiver bloqueado, causará um aumento significativo da temperatura no motor.

Teste de poluição

Se a válvula estiver bloqueada ou completamente obstruída, ela poderá queimar novamente os gases nocivos na câmara de combustão. O fluxo de NOx se dará de forma irregular através da câmara de combustão e por fora do cano do escapamento. O excesso de NOx será revelado durante um teste de poluição e causará uma falha. Além disso, um EGR bloqueado pode aumentar a mistura de combustível e produzir excessos de hidrocarbonetos (HC) e monóxidos de carbono (CO)

Luz do motor

Uma válvula do EGR com defeito ou obstruída indicará no painel um sinal de "Verificar Motor" ou "Controle de Emissão". O proprietário terá de levar o seu veículo até uma autorizada que tenha um escaneador automotivo. O escaneador então será conectado ao sistema computadorizado do veículo, e um código de problema será identificado. Se a válvula do EGR for a causa da falha do sistema, a numeração do código identificará especificamente o EGR como a parte danificada.

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Referências

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