Como adicionar uma LUN ao VMware ESX

Escrito por brian richards | Traduzido por milene hermenegildo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como adicionar uma LUN ao VMware ESX
Configurar um hospedeiro ESX para se conectar a um LUN requer alguns passos (keyboard image by Rade Cojbasic from Fotolia.com)

O armazenamento compartilhado é a espinha dorsal de uma infraestrutura virtualizada e redes de área de armazenamento (SANs, do inglês storage area networks) são usadas ​​para fornecer este armazenamento compartilhado, para a maioria dos ambientes VMware. Para usar uma SAN, no entanto, é necessário configurar cada hospedeiro do VMware ESX para se conectar à SAN usando endereços de número de unidade lógica (LUN, do inglês logical unit number). Os passos para isso são diferentes quando há uma ligação a um volume SAN iSCSI e a um volume SAN Fibre Channel.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Console de serviços VSphere
  • Hospedeiro ESX
  • Endereço alvo da rede de área de armazenamento (SAN)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Conecte a uma SAN iSCSI

  1. 1

    Crie uma porta VMkernel para adaptadores de rede físicos. Use o console de serviço para fazer isso. Selecione um hospedeiro ESX. No painel à direita, escolha a aba "Configuration" e selecione "Networking". Clique em "Add Networking..." no menu à direita. Selecione "VMkernel". Deixe o botão "Create a virtual switch" selecionado e clique em "Next". Digite um nome apropriado para a rede em "Network Label". Digite as informações de identificação da VLAN, se apropriado, e clique em "Next". Digite as configurações de IP para este dispositivo e, em seguida, clique em "Finish".

    Um iniciador de software iSCSI não pode ser utilizado até que uma porta VMkernel esteja configurada para ele.

  2. 2

    Habilite o software iniciador iSCSI. Selecione um hospedeiro ESX. Escolha a aba "Configuration" e selecione "Storage Adaptors". Selecione o iniciador iSCSI. Clique em "Properties" e depois clique em "Enabled".

  3. 3

    Configure "Dynamic Discovery" ou "Static Discovery" para a SAN. Selecione um hospedeiro ESX. Escolha a aba "Configuration" e selecione "Storage Adaptors". Selecione o iniciador iSCSI e depois "Properties". Clique na guia "Dynamic Discovery" ou "Static Discovery". Clique no botão "Add ...", para introduzir o endereço IP da SAN ou a SAN e informações de destino (para a opção Static Discovery).

    Quando "Dynamic Discovery" está ativado, cada vez que o iniciador faz contato com a SAN, ele envia um pedido especial chamado "Send Targets", para listar, de forma dinâmica, quais volumes estão disponíveis. Se "Discovery Static" está ativado, as informações de LUN para cada alvo devem ser inseridas também.

  4. 4

    Procure por LUNs disponíveis. Selecione um hospedeiro ESX e escolha a aba "Configuration". Selecione "Storage Adaptors". Clique em "Rescan", que é exibida na região superior direita do painel de configuração.

    Com o iniciador iSCSI configurado e um alvo SAN especificado, é possível procurar por alvos. Isto também é referido como uma verificação de LUNs, porque as informações de destino são exibidas usando o número de unidade lógica.

    Conecte a uma SAN Fibre Channel

  1. 1

    Confirme se o host ESX está pronto para usar o seu adaptador de barramento de hospedeiro (HBA, do inglês host bus adapter). Selecione um hospedeiro ESX e escolha a aba "Configuration". Selecione "Storage Adaptors" e depois o dispositivo HBA. Confirme se o campo "Type" exibe "Fibre Channel".

    Conexões Fibre Channel SAN são normalmente configuradaos usando dispositivos HBA. Antes que um HBA possa ser configurado para se conectar a um volume SAN, ele deve ser configurado para ser utilizado. Se este não for o caso, é necessário reinstalar o dispositivo de hardware HBA.

  2. 2

    Procure por LUNs disponíveis usando a console de serviço. Selecione um hospedeiro ESX e escolha a aba "Configuration". Selecione "Storage Adaptors". Em seguida, selecione o HBA de Fibre Channel. Clique em "Rescan", que é exibido na região superior direita do painel de configuração.

  3. 3

    Configure a política de múltiplos caminhos. Selecione um hospedeiro ESX e escolha a aba "Configuration". Selecione "Storage Adaptors". Selecione um dispositivo HBA no painel "Storage Adapters". Clique no botão "Devices" no painel "View:". Clique com o botão direito do mouse em uma LUN e escolha "Manage Paths". Escolha entre as políticas possíveis de múltiplos caminhos, utilizando o menu drop-down rotulado de "Path Selection".

    É desejável configurar múltiplos caminhos de rede entre os hospedeiros ESX e os dispositivos de armazenamento SAN para a maioria dos ambientes corporativos VMware. As escolhas para múltiplos caminhos dependem de vários fatores, incluindo o ambiente de rede, os requisitos de tempo de atividade e as capacidades dos dispositivos SAN e HBA.

Dicas & Advertências

  • É importante rever minuciosamente a documentação para o iniciador de software iSCSI ou HBA, a fim de garantir que tudo está configurado corretamente.
  • Enquanto muitos administradores não configuram a autenticação CHAP e os múltiplos caminhos, para colocar o ambiente VMware em funcionamento rapidamente, estas características podem evitar muitos problemas relacionados a falhas na rede e erro do administrador.
  • Antes de implantar um ambiente VMware em produção, é prudente avaliar cuidadosamente a capacidade da rede em que a SAN e os hostpedeiros do VMware são implantados. No mínimo, garanta que quadros jumbo são ativados em ambos os interruptores SAN e nos hostpedeiros ESX.
  • Se os hospedeiros ESX forem configurados para inicializar a partir da SAN, é necessário configurar a máscara de LUN, para evitar que o volume de inicialização seja visível. Não fazer isso pode permitir que o hospedeiro substitua o seu volume de inicialização próprio, desativando, assim, o hospedeiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível