×
Loading ...

Como fazer adubo para o capim-quicuio

O filho pródigo do mundo das gramíneas, o capim-quicuio é uma planta perene de clima quente que provoca a raiva e a antipatia de muitos jardineiros por seu crescimento vigoroso e sua capacidade de se espalhar por todo o gramado. Embora muitas pessoas o considerem apenas uma erva daninha, o capim-quicuio bem cuidado pode executar a função de um gramado em vários locais esportivos, como campos de golfe. A adubação para reter a umidade necessária é um passo fundamental para os cuidados com essa gramínea.

Instruções

O adubo ajuda a manter o capim-quicuio saudável (grass image by Brett Bouwer from Fotolia.com)
  1. Remova a relva do seu local de compostagem. Use uma pá para escavar uma seção de 90 cm x 90 cm de relva para expor a camada superior do solo, o que permite que as bactérias decompositoras alcancem o adubo mais rapidamente. Assegure-se de que o local de compostagem seja bem drenado e receba ao menos de três a seis horas de sol por dia.

    Loading...
  2. Espalhe uma camada de 12 a 15 cm de resíduos orgânicos ricos em carbono sobre o solo exposto. Escolha fontes de carbono diversificadas para fazer um adubo rico para o capim-quicuio, incluindo materiais como folhas mortas, jornal ou papelão picado e palha. Acrescente uma camada de 5 a 7,5 cm de resíduos orgânicos ricos em nitrogênio sobre a camada de carbono. Procure pelas fontes de nitrogênio principais, tais como esterco de vaca ou de cavalo, borra de café, restos de frutas e cascas de vegetais.

  3. Despeje uma parte do solo superficial sobre a camada dupla de resíduos orgânicos e umedeça os materiais com um pouco de água de mangueira. Repita as camadas alternadas de materiais à base de carbono e de nitrogênio até que a pilha de compostagem alcance ao menos 90 cm de altura.

  4. Aguarde cerca de quatro a cinco semanas para que o adubo atinja temperaturas de decomposição elevadas, a fim de matar quaisquer sementes de ervas daninhas possivelmente presentes nos resíduos orgânicos. Misture os materiais de compostagem com uma forquilha para estrume, o que introduzirá mais oxigênio à pilha. Mantenha o adubo tão úmido quanto uma esponja espremida e misture as camadas uma vez a cada cinco a dez dias para produzir um composto marrom escuro e farelento dentro de aproximadamente quatro a seis meses.

  5. Espalhe uma camada de 2,5 cm do adubo pronto sobre o capim-quicuio para fornecer nitrogênio e reter a umidade durante o crescimento inicial. Quando a grama já estiver estabelecida, cubra-a com uma camada 2,5 cm de adubo durante o outono e a primavera para fornecer nitrogênio e reduzir o potencial de compactação do solo, que pode danificar o crescimento das raízes do capim-quicuio maduro.

Loading...

Aviso

  • Evite a inclusão de aparas de grama de outros gramados para impedir a introdução de espécies de gramíneas concorrentes.

O que você precisa

  • Resíduos orgânicos ricos em carbono
  • Resíduos orgânicos ricos em nitrogênio
  • Solo superficial
  • Água
  • Forquilha para estrume

Referências

Loading ...
Loading ...