×
Loading ...

Como agradecer aos colegas em uma festa de aposentadoria

Atualizado em 15 junho, 2017

As festas de aposentadoria não são somente a oportunidade de ser reconhecido pelos familiares e amigos por uma carreira longa e distinta, mas também significam uma forma de discursar para os colegas de trabalho pela última vez antes de deixar o emprego para sempre. Independentemente do tamanho do espaço ou do local, ou quão elaborada seja a festa, é comum para o aposentado agradecer a todos pela presença e oferecer um momento de gratidão aos colegas. Apesar de um breve discurso ser suficiente, também existem outras formas de expressar a sua apreciação.

Instruções

Os aposentados devem sempre agradecer a seus colegas de trabalho na festa de aposentadoria (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  1. Prepare uma lista com os nomes dos colegas, do passado e do presente, que marcaram permanentemente ou tiveram um impacto significativo em sua carreira. Certifique-se de agradecê-los durante o discurso que planeja fazer durante a festa, mencionando o primeiro e o último nome, para que eles possam ser reconhecidos dentre os demais presentes. Alguns exemplos e rascunhos de discursos podem ser encontrados on-line.

    Loading...
  2. Faça uma colagem com fotos representando os colegas de trabalho ao longo dos anos, dentro e fora do escritório. Peça a familiares, amigos e parceiros para contribuírem com fotos originais ou cópias coloridas de qualidade, depois coloque-as no quadro de aviso, deixando espaço para uma mensagem de agradecimento para cada uma das pessoas representadas nas fotos. Coloque os quadros em cavaletes, onde elas possam ser exibidas com destaque durante a festa. Ideias para fazer a colagem de fotos podem ser encontradas no site "Idea Room".

  3. Escreva notas individuais para serem usadas como porta-cartões para os lugares à mesa. Isso permitirá que você personalize as mensagens para os colegas que não foram mencionados no discurso e que agradeça pela presença na festa. Essas notas devem ser comentários mais objetivos, contendo uma breve anedota pessoal no final.

  4. Escolha lembrancinhas baratas para seus convidados levarem para casa. O site "The party 411" (em inglês), que dá dicas sobre como planejar uma festa de aposentadoria, recomenda porta-retratos para que os presentes possam ter o convidado de honra com eles em todos os momentos. Uma forma de preencher os porta-retratos pode ser a instalação de uma cabine de fotos ou uma área de processamento de fotos na festa, onde os antigos colegas podem tirar fotos com o aposentado.

  5. Envie uma carta de agradecimento personalizada pelos presentes depois da festa de aposentadoria, especialmente se for uma feita pela empresa. Ela deve mencionar os colegas com os quais trabalhou ao longo dos anos, incluindo supervisores e diretores. Se você trabalhou em uma pequena empresa, é adequado incluir todos os funcionados. Ao passo que em uma empresa maior, coloque somente aqueles com os quais trabalhou diretamente ou que se tornou amigo antes de sua saída.

Loading...

Dicas

  • Uma festa de aposentadoria permite que o aposentado fique introspectivo e se sinta orgulhoso de suas conquistas no trabalho. Agradecer aos colegas deve ser algo pessoal, mas uma parte prazerosa de sua lista de coisas para fazer, não algo que deve ser custoso e estressante de conduzir. Lembre-se, se esquecer de mencionar alguém durante a festa, uma carta de reconhecimento após a festa será suficiente.

Aviso

  • Nunca compartilhe histórias embaraçosas sobre os colegas de trabalho durante o discurso. Anedotas e memórias pessoais desse tipo são melhores para uma leitura de um cartão ou carta de agradecimento em particular.

O que você precisa

  • Lista com os nomes dos colegas de trabalho
  • Fotos
  • Quadro de avisos
  • Cavaletes
  • Porta-cartões para lugares à mesa
  • Material de papelaria
  • Envelopes

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...