Por que a água está deixando minha pia e torneira do banheiro verdes?

Escrito por louise harding | Traduzido por jéssica rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que a água está deixando minha pia e torneira do banheiro verdes?
Canos de cobre podem corroer e ficar verde (copper faucet image by terex from Fotolia.com)

Ninguém quer encontrar depósitos de mofo ou manchas aveludadas incrustadas em sua louça sanitária. Essas descolorações verde azuladas podem desenvolver-se na superfície da sua pia, em torno de acessórios e no metal de torneiras. Uma série de coisas pode deixar pias e torneiras verdes. Algumas delas podem ser mais facilmente resolvidas do que outras.

Outras pessoas estão lendo

Acúmulo de mofo

Mofo pode causar manchas laranja, vermelhas, marrons, pretas, brancas ou verdes e se acumularem e crescerem em pias, ralos e utensílios de banheiro. Ele cresce em ambientes úmidos. Não negligencie um problema de mofo. Além de alterar esteticamente sua pia, ele pode causar prejuízo para a saúde. Problemas respiratórios, irritação nos olhos e pele e, problemas em outros órgãos podem ser desenvolvidos por exposição ao crescimento de mofo. Se o mofo está deixando suas louças sanitárias verdes, limpe-a com um removedor de mofo doméstico. Para evitar futuras formações de mofo, seque pias e torneiras meticulosamente com uma toalha após cada uso. Pulverize desinfetante pelo menos duas vezes por semana.

Oxidação de objetos de cobre

Louças de cobre, como todos os outros produtos desse material, ficam verdes com o tempo devido a oxidação. Quando o cobre é exposto ao oxigênio, sua cor fica verde. A maioria das louças sanitárias de cobre são encobertas esmaltadas com material plástico para protegê-las da descoloração, mas a água pode deteriorar o esmalte. Quando a cobertura é rompida, o oxigênio penetra no cobre, permitindo que ele fique verde. Às vezes, substâncias químicas adicionadas no fornecimento de água são os causadores do rompimento da proteção. O cloro contém hipoclorito de sódio, que é usado em branqueamento. Este produto químico é uma forte solução oxidante adicionada ao abastecimento público de água. Se você suspeitar de oxidação de seus utensílios, o que pode levar à descoloração da superfície da pia, limpe a torneira com vinagre branco. O vinagre remove o verde, mas não vai acabar com a contínua oxidação.

Corrosão de canos de cobre

Em casas construídas antes de 1986, tubos de cobre foram amplamente utilizados. Hoje, as casas têm menos encanamento de cobre, mas não é incomum encontrá-lo. Se a sua água tem uma coloração esverdeada, pode ser porque os tubos de cobre estão sendo corroídos. Corrosão de tubos de cobre pode ser causada por minerais, ácidos na água ou envelhecimento do encanamento. A mancha verde abaixo de uma torneira pingando permanentemente é um sinal de corrosão da tubulação. Água rica em ácido vai deixar manchas verdes na pia e torneira porque a água ácida corrói tubos de cobre. Isso pode representar um risco para a saúde, então entre em contato com um encanador para investigar. Tubos de cobre são soldados com chumbo e a corrosão dos tubos pode causar contaminação por chumbo ao infiltrar-se em água.

Níveis de pH na água

Níveis extremamente baixos ou altos de pH podem causar descoloração de tubos de cobre e manchar sua pia e torneira de verde. Use um kit de teste de água caseiro para determinar o nível de pH da água. De acordo com o Serviço de Extensão e Cooperação da Carolina do Norte, a água deve testar o mais próximo possível de um nível neutro, que é pH 7. Um sistema purificador de água pode ser instalado em sua casa para alterar os níveis de pH na água. Problemas sérios de pH ao longo do tempo pode resultar em tubulações danificadas. Você pode ter que tratar a água para evitar manchas futuras em sua pia e torneira.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível