on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como ajudar a multiplicar usando palitos de pirulitos

Atualizado em 21 julho, 2017

Aprender as tabuadas é parte essencial da educação de uma criança, mas pode ser difícil para algumas. É necessário ter tempo, paciência e muita prática para dominá-las e decorá-las. Uma forma de ajudar no processo é criar ajudas simples. Use palitos de pirulitos para formar quatro ferramentas que ajudarão sua criança.

Instruções

A multiplicação é uma habilidade matemática fundamental (math image by jaddingt from Fotolia.com)
  1. Escreva em cada extremo de cada palito um número do 1 ao 12. Crie dois conjuntos de palitos numerados (24 em total). Coloque cada conjunto em um copo plástico separado com o número para baixo. Peça que a criança pegue um palito de cada copo e multiplique os resultados antes de devolvê-los. Para transformar a atividade em um jogo, peça que as crianças façam uma tentativa de cada vez, com cada reposta correta valendo um ponto. Quem tiver mais pontos no final da 10ª vez, ganhará.

    Loading...
  2. Anote as equações de multiplicação nos extremos dos palitos, uma em cada um. Pegue 12 palitos por cada tabuada a revisar. Coloque-os em um copo plástico com a equação para baixo e deixe que as crianças peguem os palitos e respondam as equações, uma de cada vez. Quem responder corretamente obterá um ponto; quem tiver mais pontos no final do jogo, ganhará.

  3. Escreva uma equação de multiplicação em um lado de um palito. Vire o palito e escreva a resposta do outro lado. Repita para criar um conjunto de ajudas por cada tabuada. Duas crianças podem perguntar uma à outra usando os palitos como "flash cards" (cartas), ou uma pode trabalhar sozinha colocando o lado da equação para cima e virando um palito para revisar a resposta.

  4. Escreva as equações para cada número em uma tabuada, usando uma equação por cada palito. Anote as respostas em palitos separados (uma resposta por palito). Coloque os palitos com o lado escrito para baixo, equações por um lado e respostas pelo outro. A criança poderá usá-los para fazer um jogo da memória; quando um par for achado, retire os palitos. O jogo termina quando todas as equações e respostas são encontradas, e pode ser jogado sozinho ou competindo.

Loading...

Dicas

  • Use cores nos palitos para diferenciar as tabuadas. Use palitos coloridos ou escreva as equações com cores diferentes para cada tabuada.
  • Ao anotar os números 6 e 9, trace uma linha embaixo para indicar qual é qual e evitar confusões.

O que você precisa

  • Palitos de pirulitos
  • Marcadores
  • Copos de plástico

Referências

Loading ...
Loading ...