Alergias e dificuldades para engolir

Escrito por carl miller | Traduzido por camille sampaio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alergias e dificuldades para engolir
As reações alérgicas a amendoins geralmente causam anafilaxia (peanut image by dinostock from Fotolia.com)

Uma reação alérgica é simplesmente uma resposta do sistema imunológico a substâncias estranhas, chamadas de alérgenos. Para pessoas que sofrem de alergias, a resposta do sistema imunológico a certos alérgenos pode ser muito desconfortável, ou mesmo ameaçar a vida. Dificuldades em engolir podem ser sintomas ou resultado de uma reação alérgica, assim como uma reação adversa a medicamentos para alergias.

Outras pessoas estão lendo

Anafilaxia

A anafilaxia é uma reação alérgica extrema que ocorre quando os anticorpos liberam grandes quantias de histamina em resposta aos alérgenos. Uma pessoa que sofre de anafilaxia sempre passa por algum grau de inchaço na garganta, tornando difícil tanto a respiração quanto a deglutição.

Outro sintoma típico de anafilaxia inclui cólicas, dor abdominal, tontura, confusão, diarreia, vômitos, urticárias, vasos sanguíneos dilatados, pressão baixa e, nos piores casos, choque. Uma pessoa que tem choques anafiláticos pode ficar inconsciente e morrerá se não tiver tratamento. A injeção de epinefrina (adrenalina) é o único tratamento rápido e eficaz para a anafilaxia.

Alérgenos comuns

As pessoas alérgicas a certos alimentos têm mais chances de sentir dificuldades ao engolir e outros sintomas anafiláticos quando entram em contato com os alérgenos. Os alérgenos alimentares comuns incluem nozes, laticínios, mariscos, sementes de gergelim, claras de ovos e legumes (principalmente amendoins).

Embora o pólen, a poeira e outros alérgenos inaláveis raramente causem reações além de coceira nos olhos e nariz escorrendo, algumas pessoas com febre do feno podem sentir sintomas de anafilaxia — mais comumente o inchaço na garganta e a dificuldade para engolir — quando comem certas frutas e vegetais. O corpo confunde as proteínas do alimento com outras similares no pólen e isso desencadeia uma reação alérgica conhecida como a síndrome alérgica pólen-alimento.

Outros alérgenos que são conhecidos por causar sintomas anafiláticos incluem o látex, ferrões de abelha e penicilina.

Medicamentos para alergia

Embora as reações alérgicas não anafiláticas não causem dificuldades de engolir, alguns dos medicamentos usados para tratá-las podem trazer alguns desses sintomas. Os anti-histamínicos, que são ingredientes ativos na maioria dos medicamentos para alergia, causam boca seca, ou xerostomia, em muitos pacientes. Esse ressecamento pode causar dificuldades ao engolir.

Outras causas indiretas

Inúmeras reações alérgicas — principalmente da febre do feno, poeira e outros alérgenos inaláveis — podem causar problemas como sinusite, coceira ou garganta inflamada e tosse persistente. Essas condições podem levar a dificuldades ou desconforto ao engolir, embora a reação alérgica em si não cause diretamente os problemas de deglutição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível