on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Os metais utilizados para fazer bijuterias

Atualizado em 17 abril, 2017

Diferentemente das joias, as bijuterias são feitas de metais não preciosos. A maioria deles é bastante bonito e não provocam danos a saúde. No entanto, o níquel pode provocar reações alérgicas, enquanto que o chumbo, encontrado em algumas ligas metálicas, tem sido relacionado a condições mais graves e, por isso, é altamente controlado.

Bijuterias são belas e de baixo custo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Ligas metálicas

O termo "metal comum" comumente usado na indústria e refere-se a metais não preciosos usados em bijuterias. Esta categoria inclui cobre, alumínio, latão, níquel prata, estanho e metal branco, também chamado de metal patente. A liga níquel prata possui uma aparência semelhante a prata e é feita de níquel, zinco, cobre, ferro, manganês e, por vezes, possui uma cobertura de chumbo. O metal patente ou metal branco são termos genéricos para se referir a qualquer liga com um teor de não especificado de zinco, cobre, chumbo, bismuto ou antimônio.

Loading...

Galvanização

Muitas peças de bijuterias são cobertas por uma fina camada de metal, gerada pelo processo de galvanização ou, como costumam chamar, folheado. O revestimento de ouro se assemelha ao ouro de 14 quilates e é composto por uma fina camada de cor amarelada ou até mesmo do verdadeiro ouro. O chapeamento amarelo lembra o ouro, mas é de latão que é um material mais duradouro do que uma placa de ouro. O chapeamento de prata assemelha-se a prata esterlina e é feita de uma fina camada com cor prata ou pela própria prata real. O folheado de cobre é feito com uma fina folha de cobre. Uma camada de cobre é geralmente colocada sobre um metal que é mais resistente do que o cobre puro. O chapeamento branco é feito com um material com cor de prata, mas é que é um pouco mais cinzento. Um chapeamento feito comum liga de latão, antigamente muito utilizada em armamentos, produz bijuterias com cores que variam do cinza escuro ao preto. Existe um método de folhear que dá um ar envelhecido, é utilizado para proporcionar um design que lembra o vintage.

Alergias ao níquel

O níquel é encontrado em uma grande variedade de objetos, incluindo armações de óculos, pulseiras de relógio, moedas, fechos de colar e brincos. O contato frequente com o níquel pode provocar alergia. Esta reação alérgica é frequentemente causada por dermatite alérgica de contato, uma forma de erupção cutânea causada pelo contanto com materiais que, a princípio, não provocam dano algum. Apesar de as alergias ao níquel serem tratáveis, uma vez que uma pessoa desenvolve esta sensibilidade, ela deve evitar entrar em contato. Os sintomas incluem coceiras, inchaços, prurido, vermelhidão e manchas secas na seca. A pessoa pode usar bijuterias folheadas com metais alternativos como uma liga com maior porcentagem de prata, ouro e nióbio.

Preocupações com o chumbo

O chumbo foi tradicionalmente utilizado em várias ligas, tais como o estanho, desta maneira a liga se torna mais maleável e derrete a temperaturas mais baixas. Entretanto, o chumbo tem sido associado a uma variedade de problemas de saúde, incluindo a infertilidade, desordens nervosas, dores nas articulações, dor muscular, hipertensão arterial, problemas de memória, concentração, e irritabilidade. As crianças expostas a altos níveis de chumbo estão sujeitas a terem problemas e danos cerebrais, problemas de estômago, anemia e problemas musculares.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...