×
Loading ...

Algumas vantagens e desvantagens de um governo aristocrático

Uma aristocracia é um governo liderado por uma classe de elite. Uma oligarquia é similar a uma aristocracia, e os dois termos são geralmente usados como sinônimos; uma diferença é que as elites da oligarquia vêm de um panorama de negócios ou finanças, e as elites da aristocracia são militares. Gilbert Chesterton brincou que "democracia é um governo daqueles que não têm instrução, e a aristocracia significa um governo dos que têm uma instrução errada". No entanto, é possível encontrar vantagens e desvantagens ao ter uma elite aristocrática governando a sociedade.

Aristocracias são sociedades governadas por uma elite (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Eficiência

Em seu livro "A república", o filósofo grego Platão classificou os diferentes tipos de governo de melhor a pior e discutiu os méritos de cada tipo em detalhes. Ele classificou a aristocracia como a melhor forma de governo porque era capaz de ordenar a sociedade da forma mais eficiente. De acordo com Garth Kemerling. A aristocracia ideal de Platão era feita de líderes competentes que ganharam passe à classe aristocrática baseados em mérito pessoal. Ele queria que os líderes passassem por uma série de testes rigorosos por muitos anos para demonstrar sua sabedoria e julgamento imparcial. Uma sociedade liderada por líderes sábios e capazes poderia potencialmente ser a sociedade mais eficiente.

Loading...

Poder militar

Esparta derrotou os atenienses na Guerra do Peloponeso (430 - 400 a.C). Essa derrota levou Critias, líder do partido oligárquico ateniense a defender o abandono da democracia. Se uma sociedade não pode sobreviver a um ataque militar, de acordo com a lógica, os valores democráticos irão sumir de qualquer forma. O historiador Will Durant diz que Critia admirava o governo aristocrático de Esparta por causa de suas habilidades militares. As aristocracias podem ser muito melhores do que as democracias nas guerras porque ditam uma economia de comando e fazem o que quer que seja necessário para ganhar a guerra.

Paternalismo

O paternalismo do governo pode ser visto como uma vantagem ou uma desvantagem da aristocracia, dependendo do ponto de vista. Pode ser uma vantagem se o governo mantiver em mente os interesses dos cidadãos e governar de acordo com eles. Mas, o paternalismo pode ser uma desvantagem caso as elites acabem por promover os interesses da elite em nome do "bem-estar geral" ou o "interesse público". Brett Stevens diz que governos paternalistas tornam-se preocupados com os próprios interesses, fazendo com que as sociedades enfraqueçam e falhem. Ele diz que os governos escondem suas falhar publicando sucessos a curto prazo e desconsideram suas falhas a longo prazo; as aparências de curto prazo se sobressaem às realidades de longo prazo.

Centralização

A aristocracia centraliza o poder em poucas mãos. Eles então podem manter e aumentar seu poder usando leis favoráveis a eles próprios. Isso é o que aconteceu com o Japão durante os séculos 11 e 12, quando a família Fujiwara ganhou poder considerável, de acordo com a Enciclopédia Britânica. Uma nova classe de guerreiros chamados "samurai" surgiu nas províncias japonesas contra o monopólio do poder nas terras e altos cargos políticos ocupados pela família Fujiwara.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...