Educação e ciência

O que são os setores primários, secundário e terciário?

Escrito por michael e carpenter | Traduzido por thaís silva
O que são os setores primários, secundário e terciário?

Os setores primário, secundário e terciário são dependentes entre si e constituem a base da Economia

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Os setores primário, secundário e terciário representam vários tipos de negócios e os produtos que eles fabricam e vendem. Cada setor depende dos outros para funcionar propriamente e efetivamente dentro da Economia. Todo emprego, em cada indústria, esquadra-se em uma ou mais dessas categorias de setor.

Outras pessoas estão lendo

Setor primário

O setor primário da Economia pode ser classificado como a indústria extrativista. Ela inclui fábricas que produzem ou extraem materiais brutos. Os trabalhadores da fazenda são um exemplo de funcionários do setor primário, já que os alimentos são coletados como material bruto; por exemplo, o trigo e o leite são provenientes das fazendas e são transformados em outros produtos, como o pão e o queijo. Outras indústrias incluem as fábricas mineradoras que trabalham com carvão, ferro e óleo, os quais são extraídos como materiais brutos do solo e convertidos em outros itens úteis.

Setor secundário

O setor secundário da Economia é composto por indústrias manufatureiras. Elas transformam materiais brutos em produtos. Por exemplo, o aço pode ser usado para a confecção dos carros. Os carpinteiros utilizam a madeira e fazem casas, móveis e armários. Nem todas as empresas manufatureiras fabricam o produto final. As empresas semi-manufatureiras produzem partes daquilo que será usado em outros produtos que têm muitas etapas de produção, como os automóveis.

Setor terciário

O setor terciário da Economia é a indústria de serviços. Essas empresas não produzem uma mercadoria física assim como fazem os setores primário e secundário, mas mesmo assim elas produzem valor. Por exemplo, os bancos, as empresas de seguro e a polícia são exemplos da indústria de serviços. As empresas que incluem os setores primário e secundário geralmente vão ter funcionários que cuidam dos serviços terciários, como o pessoal de propaganda, os contadores e a equipe de armazenagem.

Cadeia de produção

Todos os setores juntos criam uma cadeia econômica de produção. O setor primário recolhe o material bruto, o setor secundário coloca esse material em uso, e o setor terciário vende e dá apoio às atividades dos outros dois setores. Muitas empresas possuem elementos dos três setores, como uma empresa de laticínios que produz queijos e sorvetes, e distribui os produtos para venda nas lojas. Outras empresas podem focar estritamente em um aspecto específico, como as que produzem apenas um tipo de produto. Juntos, esses setores constituem a coluna da Economia moderna.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media