Mais
×

Como usar um alicate amperímetro digital

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Usar o alicate amperímetro digital é uma forma segura e simples de medir a corrente em um circuito. Ao contrário dos medidores regulares, o alicate deste tipo não aplica o contato no circuito, mas, mede o campo induzido por uma corrente que passa através das pinças do mesmo. Ele é indicado para voltagem moderada (<480V) e aplicações de correntes.

Instruções

Obtenha medidas de circuito facilmente com um alicate digital (circuit image by veroji from Fotolia.com)

    Medindo a corrente com um alicate amperímetro digital

  1. Se possível, remova a energia do circuito, pois trabalhar em um circuito quente implica em risco extra para o usuário e para o equipamento envolvido.

  2. Isole um fio contendo a corrente que deseja medir.

  3. Abra as pinças do amperímetro e depois feche-as prendendo o fio que se deseja medir a corrente pelo qual passa.

  4. Configure o alicate amperímetro para ler os tipos de corrente (CA - corrente alternada ou CC - corrente contínua) e a faixa esperada em miliampères ou ampères. Se não souber a faixa, coloque em alto e disque para baixo conforme necessário.

  5. Religue a energia para o circuito e leia a tela digital do aparelho, anotando o valor baixo para evitar repetir o processo. Se a leitura oscilar, espere um minuto para estabilizar.

  6. Remova a energia do circuito, depois, remova o alicate amperímetro.

Dicas

  • Este tipo de medidor não serve para medir corrente em uma placa de circuito ou correntes baixas (<100 miliampères). Ele também não serve como medida de corrente de precisão. Se for necessário uma leitura exata da corrente, use um teste de circuito interno.

Aviso

  • Ao trabalhar com eletricidade, sempre use técnicas apropriadas de segurança.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article