Como testar um sensor de efeito Hall com um multímetro

Escrito por kim lewis | Traduzido por ellen zanelato
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Como testar um sensor de efeito Hall com um multímetro
Utilize um ímã para testar o sensor de efeito Hall (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os sensores de efeito Hall são componentes de circuitos feitos de semicondutores. Eles produzem voltagens proporcionais ao campo magnético próximo a eles e são usados como detectores e interruptores. São encontrados em eixos de comando e ignições de carros. Os sensores Hall possuem três cabos: o de energia, de terra e o de saída. A saída está apenas na variação dos milivolts. Para verificar a saída de um sensor de efeito Hall com um multímetro, também conhecido como um voltímetro digital de ohm, conecte as sondas do instrumento entre o cabo terra e de saída do sensor. Passe um ímã ao redor dele para testá-lo. Use um objeto de metal para ajudar a testar o sensor se ele estiver dentro de um carro.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Pilha de 9V
  • Garra de jacaré
  • Resistor de 10K ohm
  • Ímã
  • Pilha de 12V
  • Bitola de aço ou faca

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Instruções

    Teste de chip de circuito integrado

  1. 1

    Identifique os cabos de energia, terra e saída do sensor. Conecte o cabo de energia ao lado positivo de uma pilha 9V, e o cabo terra ao lado negativo. Use garras de jacaré, se necessário.

  2. 2

    Fixe o lado esquerdo de um resistor 10K ao cabo de saída do sensor, e o lado direito ao lado positivo da pilha. Conecte a sonda preta do multímetro ao lado esquerdo do resistor, e a sonda vermelha ao outro lado.

  3. 3

    Coloque o multímetro em uma configuração DC. O mostrador irá apresentar uma voltagem constante. Mova um ímã para frente e para trás próximo à área de monitoramento, que pode ser bem pequena. O medidor irá apresentar oscilações em uma escala de milivolts.

    Teste para sensor automotivo

  1. 1

    Conecte o lado positivo de uma pilha 12V ao cabo de energia do sensor. Conecte o lado negativo da pilha ao cabo terra do sensor.

  2. 2

    Coloque o multímetro em uma configuração DC. Conecte a sonda preta dele ao cabo terra do sensor, e a sonda vermelha ao cabo de energia.

  3. 3

    Insira uma faca ou uma bitola de aço entre o ímã e o sensor. Quando o metal toca o ímã de um sensor não danificado, o multímetro irá mostrar uma alteração de cerca de 0,5 volts da pilha. Quando o metal é removido, o multímetro irá mostrar uma alteração menor que 0,5 volts.

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