Mais
×

Como testar um sensor de efeito Hall com um multímetro

Atualizado em 19 julho, 2017

Os sensores de efeito Hall são componentes de circuitos feitos de semicondutores. Eles produzem voltagens proporcionais ao campo magnético próximo a eles e são usados como detectores e interruptores. São encontrados em eixos de comando e ignições de carros. Os sensores Hall possuem três cabos: o de energia, de terra e o de saída. A saída está apenas na variação dos milivolts. Para verificar a saída de um sensor de efeito Hall com um multímetro, também conhecido como um voltímetro digital de ohm, conecte as sondas do instrumento entre o cabo terra e de saída do sensor. Passe um ímã ao redor dele para testá-lo. Use um objeto de metal para ajudar a testar o sensor se ele estiver dentro de um carro.

Instruções

Utilize um ímã para testar o sensor de efeito Hall (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Teste de chip de circuito integrado

  1. Identifique os cabos de energia, terra e saída do sensor. Conecte o cabo de energia ao lado positivo de uma pilha 9V, e o cabo terra ao lado negativo. Use garras de jacaré, se necessário.

  2. Fixe o lado esquerdo de um resistor 10K ao cabo de saída do sensor, e o lado direito ao lado positivo da pilha. Conecte a sonda preta do multímetro ao lado esquerdo do resistor, e a sonda vermelha ao outro lado.

  3. Coloque o multímetro em uma configuração DC. O mostrador irá apresentar uma voltagem constante. Mova um ímã para frente e para trás próximo à área de monitoramento, que pode ser bem pequena. O medidor irá apresentar oscilações em uma escala de milivolts.

    Teste para sensor automotivo

  1. Conecte o lado positivo de uma pilha 12V ao cabo de energia do sensor. Conecte o lado negativo da pilha ao cabo terra do sensor.

  2. Coloque o multímetro em uma configuração DC. Conecte a sonda preta dele ao cabo terra do sensor, e a sonda vermelha ao cabo de energia.

  3. Insira uma faca ou uma bitola de aço entre o ímã e o sensor. Quando o metal toca o ímã de um sensor não danificado, o multímetro irá mostrar uma alteração de cerca de 0,5 volts da pilha. Quando o metal é removido, o multímetro irá mostrar uma alteração menor que 0,5 volts.

O que você precisa

  • Pilha de 9V
  • Garra de jacaré
  • Resistor de 10K ohm
  • Ímã
  • Pilha de 12V
  • Bitola de aço ou faca
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article