×
Loading ...

Como alimentar camaleões

Atualizado em 21 novembro, 2016

Camaleões são conhecidos por sua habilidade de mudar de cor e por ter olhos que se movem independentes um do outro. Eles têm muitas características interessantes, incluindo belos padrões de cor e uma vida longa. Camaleões podem viver de nove a 10 anos se tratados corretamente, o que significa que devem ser alimentados da forma certa.

Instruções

Camaleões vivem por muitos anos se forem bem cuidados (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Compre insetos que possam ser dados ao camaleão com segurança. Insetos seguros incluem grilos, verme da cera, larva de besouro, baratas tropicais, moscas das frutas, moscas domésticas e bicho da seda. Todos podem ser comprados online ou em uma pet shop. Grilos devem compor a maior parte do cardápio do camaleão, mas uma variedade manterá o lagarto feliz e com bom apetite. Evite insetos capturados ao ar livre, pois eles podem estar cheios de pesticidas. Algumas espécies de aranhas e joaninhas são venenosas para camaleões, então deve-se evitar capturar insetos pela casa para alimentar seu camaleão.

    Loading...
  2. Dê aos grilos comida nutritiva para que eles se tornem uma fonte de alimento saudável por pelo menos 24 horas antes de dá-los ao seu camaleão. Mantenha os grilos em uma jaula separada e dê folhas, alface, brócolis, cenouras e outras comidas nutritivas para eles.

  3. Separe um copo destinado à alimentação do camaleão. Corte o fundo de um copo plástico de aproximadamente 0,5 L. Faça dois buracos no lado do copo e amarre-o a alguns galhos na gaiola do camaleão usando um arame. Certifique-se que seu camaleão consiga alcançar o copo facilmente. Certifique-se também que o copo esteja limpo antes de reabastecê-lo, removendo insetos não consumidos a cada dois dias para evitar que o animal fique doente.

  4. Despeje os grilos vivos dentro da jaula do camaleão para deixá-lo caçar. Ao contrário de um grilo morto no copo, um grilo vivo permitirá que o camaleão cace e coma como faria em seu habitat natural. Isso também aumenta os níveis de atividade e exercício de um lagarto em cativeiro.

  5. Monitore os hábitos alimentares do camaleão para certificar-se que ele está bem alimentado. Camaleões comem em quantidades diferentes, dependendo da idade. Filhotes e camaleões jovens comem diariamente, enquanto os lagartos adultos podem comer dia sim, dia não. Saber o quanto eles comem ajuda a determinar a quantidade de comida necessária e evita o desperdício de insetos.

Loading...

O que você precisa

  • Grilos
  • Jaula para grilos
  • Legumes
  • Outros insetos
  • Copo para alimentar o camaleão

Referências

Loading ...
Loading ...