Mais
×

Como alimentar e cuidar dos filhotes de veado

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você encontrar um filhote de veado sozinho e sem a sua mãe nas proximidades, não se desespere. Em vez disso, observe-o por algumas horas. Muitas vezes, as mães deixam seus bebês para trás para encontrar comida e provavelmente voltam dentro de uma a duas horas para cuidar dele. Se depois de algumas horas a mãe não voltou, você pode precisar tomar algumas medidas para ajudar o bebê cervo.

Instruções

Se você encontrar um filhote, espere para ver se a mãe retorna (whitetail fawn image by Bruce MacQueen from Fotolia.com)

    Alimentando

  1. Ligue para o abrigo de controle de animais e atualize-os sobre a situação. Se você perceber que em 24 horas a mãe do cervo não voltou nenhuma vez, pode precisar fornecer alimento para o filhote.

  2. Determine se o filhote está desidratado e desnutrido. Para fazer isso, verifique se os olhos estão fundos e as costelas protuberantes.

  3. Coloque uma bebida nutritiva que substitua os eletrólitos, como Pedialyte, em uma mamadeira limpa com um bico de corte transversal. Este corte é mais fácil para o filhote beber. Aproxime-se com cuidado para que ele não se assuste.

  4. Segure o frasco para mostrar para o filhote que você tem o alimento. Mantenha o frasco alto. Levantado dessa forma, o frasco fica na mesma posição que eles iriam beber de sua mãe. Permita que o filhote mame no bico da mamadeira. Ele pode hesitar, mas seja paciente, provavelmente, irá beber. Alimente-o com 100 ml. Faça com que ele beba um frasco da substituição de eletrólitos a cada três a quatro horas. Mantenha um registro das mamadas para mostrar para o abrigo de animais quando eles chegarem.

    Cuidados

  1. Mantenha todos os membros da família, incluindo animais de estimação, longe do veado. Aproximar-se do filhote se a mãe está por perto pode representar uma ameaça. Lembre-se de esperar 24 horas para ver se a mãe retorna antes de agir.

  2. Siga as instruções que o abrigo de animais vai lhe dar. Isso pode incluir verificar se o filhote apresenta qualquer ferimento ou ossos quebrados. Continue mantendo os membros adicionais da família e bichos de estimação longe do animal; eles podem assustá-lo. Mantenha um registro de quaisquer mudanças nas circunstâncias. Passe as informações para o abrigo de animais quando eles chegarem.

  3. Não mova o filhote até o abrigo fornecer instruções. Coloque um cobertor sobre ele se estiver frio lá fora e preocupe-se com a temperatura do filhote.

Dicas

  • Você vai saber se o filhote está hidratado quando ele começar a responder melhor e se movimentar mais. Quando isso acontecer, mude para leite de cabra ou de vaca. Dê ao filhote, pelo menos, dois contêineres de leite por dia durante todo o dia.

Aviso

  • Esterilize completamente qualquer recipiente onde o filhote está se alimentando para evitar o acúmulo de bactérias.

O que você precisa

  • Número de telefone do abrigo de animais
  • Mamadeira de bebê de 100 ml com bico cortado na transversal
  • Bebida de reposição de eletrólitos
  • Cobertor (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article