Mais
×

Como cuidar de coelhos recém-nascidos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como cuidar de coelhos recém-nascidos. Se uma mãe coelha e sua nova ninhada ou coelhinhos órfãos estão sob os seus cuidados, você terá que agir para garantir que os bebês se mantenham saudáveis e alcancem a maturidade. Cuidar de coelhos recém-nascidos exige tempo e dedicação, mas é muito recompensador ver esses animais crescerem e amadurecerem com uma ajudinha sua.

Instruções

Coelhinhos (close up portrait of three cute rabbits image by dip from Fotolia.com)

    Monte uma caixa para coelhos

  1. Construa um ninho em uma caixa para a mãe e os filhotes. Caixas de papelão de aproximadamente 30 x 35 cm funcionam bem.

  2. Corte buracos pequenos no fundo da caixa para permitir a drenagem, e faça um buraco na frente para que a mãe (se houver uma) possa entrar e sair como quiser. Corte esse buraco pelo menos 10 cm acima do fundo da caixa, para que os filhotes não caiam.

  3. Coloque o feno ou o papel picado na caixa para a mãe fazer seu ninho. Certifique-se de checar o estado da caixa e trocá-la quando estiver molhada ou suja.

  4. Mantenha a mãe coelha saudável ao fornecer ração extra e vegetais verdes, e mantenha o quarto em uma temperatura confortável de, aproximadamente, 21 graus.

    Cuidado e alimentação dos coelhos recém-nascidos

  1. Escute para saber se os bebês estão sendo alimentados. Se a caixa estiver quieta, significa que tudo está bem, mas se você ouvir algo como gatinhos miando, então é porque a mãe não está alimentando os filhotes. Se os bebês estiverem comendo, pule para o quinto passo; se não, continue para o segundo passo.

  2. Dê aos filhotes uma mamadeira para gatinhos. Ajuste o buraco da garrafa cortando o final do bico. Você saberá se o buraco foi cortado no tamanho certo, quando apenas um pouquinho da comida escorrer, ao apertar a mamadeira.

  3. Alimente os bebês duas vezes por dia, ou dê várias refeições pequenas durante o dia. Cada coelho recém-nascido pode receber um total de 5 ml de comida para gatinhos, e 1/2 ml de acidophilus por dia. Com duas semanas de idade, esse valor aumenta para 25 à 27 de comida, e 1 ml de acidophilus. Finalmente, da terceira à quarta semana, a alimentação diária deve ser de 30 ml de comida, e 2 ml de acidophilus.

  4. Ajude os bebês com a eliminação. Isso é importante ao cuidar de filhotes de coelho. Molhe um cotonete na água quente e use para lavar os seus rostos e traseiros.

  5. Introduza a alfafa, a grama, o feno e a água, em torno de quatro semanas de idade. Deixe que eles se desabituem da comida de gatinhos gradualmente, enquanto ficam prontos para comidas mais adultas.

  6. Deixe segura a área onde os coelhos passearão. Em torno de duas a três semanas, os bebês começarão a sair do ninho. Se você os tem em uma gaiola ou um cesto, certifique-se que não haja jeito para que eles caiam ou escalem para fora.

Dicas

  • Lactobacillus acidophilus é um probiótico e pode ser comprado em lojas de alimentos naturais.
  • Tocar em um filhote de coelho não fará com que a mãe o rejeite.
  • Se você encontrou um ninho de coelhos e não tem certeza se a mãe os abandonou, borrife talco sem perfume em volta do ninho ou o circule com fio dental, e cheque a cada dia para ver se foi mexido.

Aviso

  • Se você achar um ninho de filhotes de coelho selvagem, não deduza que a mãe os abandonou. Mães coelhas passam a maior parte de seu tempo longe do ninho, para não chamar atenção para os bebês. Normalmente, elas só cuidam dos bebês à noite.
  • Quando você cuidar de filhotes de coelhos, nunca tente alimentá-los com leite de vaca ou frutas e vegetais.

O que você precisa

  • Caixa de papelão 30 x 35 cm
  • Faca
  • Palha ou papel de jornal picado
  • Ração para coelho
  • Alfafa, grama, feno
  • Cotonete
  • Prato de água quente pequeno
  • Mamadeira para filhote de gato
  • Comida enlatada para filhote de gato
  • Tesoura
  • Lactobacillus acidophilus
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article