Comportamento

Alimentos para uma mãe que esteja amamentando

Escrito por mary johnson-gerard, ph.d. | Traduzido por carolina pires
Alimentos para uma mãe que esteja amamentando

Amamentação é saudável para o bebê, desde que a mãe mantenha sua dieta também saudável

newborn image by Valentin Mosichev from Fotolia.com

Houve um tempo em que pensava-se que adicionar 500 calorias por dia à dieta de uma mãe em período de amamentação ajudaria a produzir o estoque de leite necessário. Os médicos agora afirmam que o tipo de comida que ela come é muito mais importante do que a ingestão de calorias para criar leite materno nutritivo. Comer muitas porcarias, açúcar e gorduras ruins pode fazer com que o bebê seja menos saudável. O bebê pode não receber nutrientes suficientes do leite da mãe para molhar e sujar o número apropriado de fraldas diárias. Comer as comidas certas enquanto estiver amamentando é essencial para a saúde do bebê e da mãe.

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Carboidratos complexos

Carboidratos complexos vêm de frutas, vegetais e cereais integrais. Este tipo de carboidrato ajuda o corpo criando energia e leite materno sem se transformar diretamente em gordura como os carboidratos presentes em açúcar e cereais que vêm do milho e da farinha branca. Exemplos de carboidrato complexo seriam folhas verdes, brócolis, feijão, abobrinha, maçãs, melão, pães integrais e arroz integral. Cinco a seis porções de frutas e vegetais com carboidratos complexos suprem as necessidades nutricionais do bebê. As porções de cereais integrais devem ser de quatro a seis por dia.

Proteínas e Cálcio

As proteínas podem ser encontradas em castanhas, carnes magras, carnes de aves e ovos. Uma vez que comidas com proteínas são frequentemente ricas em gordura, a dose recomendada é de três porções por dia. A proteína também pode ser encontrada em derivados do leite. Comidas derivadas do leite dão também a quantidade de cálcio necessária para a mãe que está amamentando. Cinco porções de cálcio diárias são necessárias durante a amamentação. Isto é mais do que durante a gestação, devido ao corpo precisar de mais cálcio para produzir leite. Se os derivados de leite não forem uma opção, o cálcio também pode ser encontrado em espinafre, soja e aspargos.

Gorduras

A gordura é na verdade algo muito importante na dieta de uma mãe em amamentação. Mães em período de amamentação precisam de três a cinco porções de 30 ml de gordura por dia. Isto pode incluir óleo, castanhas, manteiga e maionese. Tome cuidado com coisas muito gordurosas como comidas fritas e fast food. Será tentador comer qualquer coisa que quiser enquanto estiver amamentando, já que acredita-se que a amamentação ajuda a mulher a perder peso rápido. Comer gorduras e doces vai diminuir o emagrecimento e criar um leite menos nutritivo para seu bebê.

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