on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Alimentos naturalmente de cor azul

Atualizado em 21 novembro, 2016

Alimentos azuis são uma raridade na natureza; apenas um punhado de frutas e vegetais azuis crescem ao redor do mundo. Os cientistas descobriram que a cor azul é, na verdade, um supressor do apetite. Consequentemente, muitos especialistas de perda de peso têm aconselhado clientes a comer em pratos azuis ou instalar uma luz azul em sua geladeira. No entanto, os alimentos azuis que existem na natureza oferecem inúmeros benefícios à saúde. Alimentos de cor azul obtêm a sua cor de fitoquímicos (compostos vegetais) chamados antocianinas, que têm propriedades antioxidantes. Alimentos azuis oferecem uma variedade de outros nutrientes, incluindo vitamina C, fibras e flavonoides.

Alimentos de cor azul podem melhorar seu sistema imunológico, reduzir o colesterol e combater inflamações (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Mirtilos

Indiscutivelmente o alimento azul mais conhecido, mirtilos são frutos nativos da América do Norte. Mirtilos crescem em um arbusto pertencente à saudável família; oxicocos, azaleias e uvas-do-monte também fazem parte deste família. Existem cerca de 30 espécies de mirtilos, e cada uma das espécies cresce em uma região específica. As espécies perenes, por exemplo, podem ser encontradas no noroeste do Pacífico, e a variedade cresce ao longo da costa leste. Com um gosto azedo, os mirtilos são cheios de benefícios nutricionais. Eles possuem antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres que podem levar a doenças cardíacas e câncer. Mirtilos também foram comprovados a estimular o cérebro e a saúde gastrointestinal, e podem ajudar a prevenir o câncer do cólon e ovário.

Loading...

Uva-do-monte

Um primo do mirtilo, o mirtilo cresce principalmente no Norte da Europa. Com um sabor semelhante ao mirtilo, a uva-do-monte cresce em um arbusto perene e se torna madura no final do verão. Enquanto mirtilos são comumente usados ​​em tortas e doces, eles também têm sido parte da medicina europeia por quase mil anos. O fruto era normalmente usado para tratar doenças, como diarreia, escorbuto e problemas de visão. Atualmente, os mirtilos são utilizados por suas propriedades antioxidantes e para reduzir o risco de coágulos sanguíneos. O fruto está disponível em ambas as formas frescas e secas.

Batatas azuis

As batatas azuis já existem há milhares de anos e acredita-se que sejam nativas da América do Sul, embora elas também sejam encontradas em toda a Europa e América do Norte. Fiel ao seu nome, as batatas azuis possuem a casca azul e uma batata azul sob a pele. Elas são excelentes assadas ou cozidas, ​​e têm um gosto de terra. Como amoras e mirtilos, as batatas azuis também são repletas de antioxidantes que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer.

Milho azul

O milho azul é nativo do sudoeste americano e tem sido um alimento básico em dietas americanas por séculos. A maioria dos milhos azuis são farinha de milho, o que significa que eles têm o interior macio, farinhento e são cobertos por uma casca dura exterior. O milho azul é moído em farinhas ou refeições para fazer tortillas e batatas fritas de pacote, entre outros alimentos. Além dos antioxidantes, o milho azul também contém vitamina A, niacina e tiamina.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...