Mais
×

Como aliviar os sintomas de prurido e urticária

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Todos nós já experimentamos prurido ou urticária alguma vez na vida. Isso ocorre geralmente devido a uma reação alérgica a algum estímulo, sendo caracterizada pela erupção de áreas vermelhas, comichosas e inflamadas na pele. Algumas medicações, drogas, picadas de insetos, alimentos e outros alérgenos provocam a urticária liberando histaminas das células, que fazem com que os vasos sanguíneos vazem fluido dentro das camadas mais profundas da pele. Este artigo oferece algumas dicas para o tratamento de crises de urticária.

Instruções

As crises de urticária provocam bastante coceira na pele (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. A urticária é causada por um resposta natural do corpo a um alérgeno, então a melhor maneira de tratar uma crise simples é com o uso de anti-histamínicos, como Benadryl ou Chlor-Trimeton, encontrados na farmácia.

  2. O alívio temporário da urticária pode ser obtido com o uso de compressas para efeito calmante. Faça compressas de gelo, colocando o gelo no meio de uma toalha de algodão e deixando sobre a área atingida em intervalos de 4 a 5 minutos. A temperatura fria comprime os vasos sanguíneos, impedindo o inchaço e reduzindo a quantidade de histaminas liberadas pelas células.

  3. A hidrocortisona tópica em creme pode fornecer alívio temporário para a coceira causada pela urticária.

  4. O uso de adstringentes e loções como a calamina pode ajudar a remover a coceira intensa causada pela urticária. Alguns adstringentes também reduzem as descargas de fluidos e histaminas dos vasos sanguíneos. Tente usar óxido de hamamélis como adstringente.

  5. Procure tratamentos naturais para crises de urticária. Faça uma pasta ou cataplasma de folhas de morrião dos passarinhos ou uma pasta de água e creme de tártaro, e aplique sobre a área afetada.

  6. A urticária pode ter causas emocionais, portanto tente reduzir o estresse em sua vida. Beber chás e sucos de ervas, como camomila valeriana e nepenta, pode ajudar a aliviar e acalmar seus nervos, pois são conhecidos por suas propriedades sedativas.

Dicas

  • A urticária pode ser uma ameaça à vida, causando o inchaço das vias aéreas e bloqueando a passagem de ar. Essa é uma reação alérgica severa e uma emergência médica, pois conduz ao choque anafilático e deve ser tratada imediatamente. Tenha um suprimento de epinefrina disponível.
  • Reconheça os sintomas da anafilaxia, que incluem, além de urticária (prurido), respiração insuficiente, agitação, coceira severa, inchaço, espirros, tosse e tensão no peito.

Aviso

  • Tenha cuidado ao fazer uso de anti-histamínicos, pois eles podem causar sonolência em algumas pessoas.
  • Este artigo não substitui uma visita ao médico ou profissional de saúde.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article