Como alterar o nome do titular de uma passagem aérea

Escrito por richard ludwig | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como alterar o nome do titular de uma passagem aérea
Por razões de segurança, companhias áreas geralmente não permitem a mudança do titular da passagem (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Uma viagem de avião geralmente é planejada com semanas ou meses de antecedência. Mas, entre o momento de compra das passagens e o dia do embarque, situações inesperadas podem surgir, afetando seus planos -- seja um divórcio, a doença de um parente ou outras circunstâncias. Para não desperdiçar as passagens, especialmente as não-reembolsáveis, é possível mudar o nome do titular em uma passagem de avião, mas apenas em algumas circunstâncias.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Ligue para seu agente de viagem. Se você reservou suas passagens através de uma agência, deixe-a lidar com a mudança do nome com a companhia área. Agentes de viagem têm experiência em situações como esta e podem contactar a pessoa certa dentro da empresa que emitiu o bilhete. Companhias aéreas geralmente não estão dispostas a mudar nomes por questões de segurança e agentes de viagem podem ajudar a assegurar à companhia que não há por que se preocupar.

  2. 2

    Leia as "letras miúdas" em sua passagem ou no website da companhia. Saber toda a informação com antecedência vai facilitar o trabalho de interceder pelo seu caso com a empresa. Se sua passagem é não-reembolsável ou não-transferível, você terá dificuldades em mudar o nome. Se o voo é regional e não tem restrições, você deve conseguir realizar a mudança facilmente. Ao visitar o site da companhia aérea, procure pela guia "Passagens", "Informações sobre passagens" ou similares. Nessa seção, deve vir explicada a política da empresa em relação a seus bilhetes. Várias companhias aéreas do tipo low-cost (baixo custo) devem cobrar uma taxa para efetivar a alteração, mas várias companhias maiores não. A companhia aérea norte-americana Delta, por exemplo, afirma: "bilhetes são válidos apenas para o passageiro titular e não são transferíveis". Já a empresa American Airlines apenas altera o nome em caso de "erros de grafia, mudanças de sobrenome devido a casamento ou divórcio, e mudanças em prefixos".

  3. 3

    Ligue para a companhia aérea para mudar o nome em sua passagem. Existem algumas circunstâncias - casamento ou divórcio - nas quais as companhias devem mudar o nome no bilhete. Em outros casos, porém, como em viagens internacionais, o nome não poderá ser alterado por razão alguma. Ter um bom motivo para querer mudar o nome em um bilhete pode convencer a empresa.

  4. 4

    Cancele a reserva para seu bilhete se não for possível mudar o nome. Se a empresa se recusar a fazer a alteração, peça um reembolso. Mesmo que o bilhete seja não-reembolsável, a companhia vai oferecer a você crédito para futuras viagens. Em vários casos, é mais fácil cancelar um bilhete e fazer uma nova reserva com o novo nome.

Dicas & Advertências

  • Se você está planejando se casar, se divorciar ou mudar seu nome de alguma maneira, deve ligar para a empresa aérea com antecedência para deixá-la ciente da situação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível